Keylogger

Um keylogger (registrador de pressionamento de tecla) é um tipo de software de vigilância usado para registrar os pressionamentos de tecla feitos em um dispositivo. Esses dados são então enviados, muitas vezes sem o conhecimento do usuário, para quem instalou o keylogger.

A legalidade dos keyloggers depende de seu uso. Eles têm sido usados ​​por empregadores para garantir que os funcionários não usem os computadores do trabalho para uso pessoal ou não profissional. Os pais também costumam instalar keyloggers para manter o controle das atividades online de seus filhos. Eles são até mesmo conhecidos por serem usados ​​por policiais para obter dados de computadores de criminosos.

Embora os usos acima sejam legais, os keyloggers são mais conhecidos por seu uso nefasto como ferramenta de roubo de dados. Os cibercriminosos usarão keyloggers para obter informações confidenciais, como nomes de usuário, senhas, serviços bancários, cartão de crédito ou informações privadas.

Tipos de keyloggers

Keyloggers de hardware deve ser fisicamente instalado em um computador ou teclado. O mais comum vem em formato USB, mas você também pode encontrar versões de módulos e teclados com ele já instalado.

Keyloggers de software são projetados para o software de um computador e podem ser instalados remotamente. Os cibercriminosos podem atingir os usuários com um malware keylogger de software na forma de um cavalo de tróia ou rootkit.

Evitando keyloggers

A melhor maneira de evitar ou detectar keyloggers é investir em um programa antivírus, anti-malware ou anti-logger. Se tiver a opção, digite informações confidenciais como nome de usuário ou senha em um teclado virtual ou na tela. Os teclados virtuais gravam dados de maneira diferente dos teclados físicos, o que pode ajudar a proteger seus dados contra algumas formas de keylogging.

Como os keyloggers são freqüentemente instalados por meio de um cavalo de tróia, também é importante nunca abrir anexos de e-mail ou executar programas de fontes desconhecidas.