Um hipervisor, também conhecido como motor de máquina virtual ou virtualizador, é um software, firmware ou hardware de computador que cria e executa máquinas virtuais. Uma máquina host é o computador no qual o hipervisor está executando as máquinas virtuais. Cada máquina virtual é chamada de máquina convidada. Um hipervisor permite que um computador host ofereça suporte a muitas máquinas convidadas, compartilhando virtualmente recursos como memória, CPU e armazenamento.
Vários sistemas operacionais podem ser executados lado a lado e compartilhar os mesmos recursos virtualizados com um hipervisor. Como as máquinas convidadas são independentes do host, os recursos disponíveis de um sistema são melhor usados e a mobilidade de TI é melhorada, facilitando a movimentação entre diferentes servidores. Um hipervisor reduz o espaço, a energia usada e a manutenção normalmente necessária.
Tipos de hipervisores
Existem dois tipos de hipervisores:
Tipo 1
Também conhecido como hipervisor bare metal, um hipervisor tipo 1 atua como um sistema operacional leve e é executado diretamente no hardware do host para gerenciar sistemas operacionais convidados. Ele substitui o sistema operacional host e os recursos são programados diretamente para o hardware.
Esses hipervisores são extremamente seguros porque estão isolados do sistema operacional sujeito a ataques. Eles têm melhor desempenho, geralmente são mais eficientes e são comuns entre os data centers corporativos.
Exemplos de hipervisores tipo 1 incluem VMware ESXi, Microsoft Hyper-V e KVM.
Tipo 2
Também conhecido como hypervisor hospedado, um hypervisor tipo 2 é executado como uma camada de software ou aplicativo em um sistema operacional convencional. Ele extrai os sistemas operacionais convidados do sistema operacional host. Os recursos são agendados no host, que é executado no hardware.
Os hipervisores tipo 2 têm uma latência mais alta do que os hipervisores tipo 1 porque a comunicação entre o hardware e o hipervisor deve passar por uma camada extra do sistema operacional. Por esse motivo, os hipervisores Tipo 2 são melhores para usuários individuais que desejam executar vários sistemas operacionais em um computador pessoal, porque a latência mais alta é menos preocupante.
Exemplos de hipervisores tipo 2 incluem VMware Workstation, Oracle VirtualBox e Parallels Desktop for Mac.
PRÓXIMA
hifenização