A configuração de routers múltiplos pode ser uma tarefa assustadora, mas também pode ser incrivelmente benéfica para a sua rede de casa ou de escritório. Ter múltiplos routers pode aumentar o alcance, flexibilidade, segurança, e desempenho da sua rede. Com a configuração certa, pode desfrutar de uma melhor cobertura da Internet e velocidades mais rápidas. Neste artigo, iremos fornecer um guia completo sobre como configurar correctamente múltiplos routers e maximizar o seu potencial.
Antes de começar a configurar múltiplos routers, terá de se certificar de que dispõe do equipamento certo. Vai precisar de um modem, um router, e possivelmente um switch ou um ponto de acesso. Terá também de se certificar de que dispõe dos cabos e ligações certos. Dependendo do tipo de router que estiver a utilizar, poderá precisar de um cabo Ethernet, um adaptador de linha de alimentação, ou uma ponte sem fios.
O primeiro passo na configuração de vários routers é ligar o modem ao router primário. Terá de ligar o modem à porta WAN no router primário. Se estiver a utilizar um cabo Ethernet, só terá de ligar uma extremidade ao modem e a outra à porta WAN do router.
Uma vez o modem ligado ao router primário, é altura de configurar o router. Será necessário configurar as definições para a rede sem fios, configurar um nome de utilizador e palavra-passe para o router, e configurar o reencaminhamento de portas e outras definições. Isto pode ser feito utilizando a interface baseada na web do router.
Uma vez configurado o router primário, será necessário ligar e configurar os routers secundários. Dependendo do tipo de router que estiver a utilizar, poderá ser necessário utilizar um cabo Ethernet, um adaptador de linha de alimentação, ou uma ponte sem fios. Uma vez ligado o router, será necessário configurar as definições, tais como a rede sem fios, o nome de utilizador e a palavra-passe, e o reencaminhamento de portas.
Uma vez os routers secundários ligados e configurados, terá de os ligar ao router primário. Isto pode ser feito utilizando um cabo Ethernet ou uma ponte sem fios. Uma vez os routers ligados, poderão comunicar uns com os outros e com o modem.
Se estiver a utilizar vários routers, poderá ser necessário configurar uma ponte de rede. Isto permitirá aos routers comunicar uns com os outros e criar uma rede única e maior. Para configurar uma ponte de rede, será necessário configurar as definições no router primário, ligar os routers em conjunto usando um cabo Ethernet, e configurar as definições da ponte nos routers secundários.
Depois de configurar os seus múltiplos routers, vai querer ter a certeza de que está a tirar o máximo partido da sua rede. Para maximizar o desempenho da sua rede, vai querer certificar-se de que as definições do router estão correctamente configuradas, tais como as definições sem fios, reencaminhamento de portas e definições de firewall. Poderá também querer considerar a utilização de uma rede mesh para alargar ainda mais o alcance da sua rede.
Finalmente, terá de se certificar de que está a verificar e a resolver regularmente a configuração dos seus routers múltiplos. Isto ajudá-lo-á a certificar-se de que a sua rede está a funcionar de forma óptima e que não existem quaisquer problemas. Deverá também certificar-se de que está a actualizar regularmente o firmware no seu router para garantir que está a obter o melhor desempenho possível.
Sim, uma casa pode ter 2 routers para a Internet. Um router pode ser ligado ao modem, e o outro router pode ser ligado ao primeiro router.
Sim, é possível ligar 2 routers a 1 modem. Para o fazer, terá de utilizar um router que tenha um modem incorporado ou um modem e router separado. Se estiver a utilizar um modem e router separado, terá de ligar o modem à porta WAN no primeiro router e depois ligar o segundo router a uma das portas LAN no primeiro router.
Se tiver dois routers, ambos serão capazes de se ligar à Internet e partilhar a ligação com quaisquer dispositivos que estejam ligados a eles. No entanto, a velocidade da ligação será dividida entre os dois routers, pelo que poderá não obter a velocidade total da ligação.
Ter dois routers pode potencialmente causar problemas, porque podem entrar em conflito um com o outro. Por exemplo, se tiver dois routers na mesma rede, eles podem estar a lutar pelo controlo da rede e a causar problemas de conectividade. Além disso, se os routers não estiverem correctamente configurados, podem estar a causar problemas com a sua ligação à Internet.
Sim, pode carregar um router de outro router. Isto é conhecido como roteador em cascata. Para routers em cascata, terá de ligar o primeiro router ao segundo router utilizando um cabo Ethernet. Depois, terá de configurar o primeiro router para funcionar como gateway para o segundo router. Finalmente, terá de configurar o segundo router para utilizar o primeiro router como gateway padrão.