O que é padrão?

Uma definição ou formato que foi aprovado por uma organização de padrões reconhecida ou é aceito como um padrão de fato pela indústria. Existem padrões para linguagens de programação, sistemas operacionais, formatos de dados, protocolos de comunicação e interfaces elétricas.

Do ponto de vista do usuário, os padrões são extremamente importantes na indústria de informática porque permitem a combinação de produtos de diferentes fabricantes para criar um sistema personalizado. Sem padrões, apenas hardware e software da mesma empresa poderiam ser usados ​​juntos. Além disso, as interfaces de usuário padrão podem tornar muito mais fácil aprender como usar novos aplicativos.

A maioria dos padrões oficiais de computador é definida por uma das seguintes organizações:

  • ANSI (Instituto Nacional Americano de Padrões)
    • ITU (União Internacional de Telecomunicações)
  • IEEE (Instituto de Engenheiros Elétricos e Eletrônicos)
    • ISO (Organização Internacional de Padrões)
  • VESA (Video Electronics Standards Association)
  • O IEEE define padrões para a maioria dos tipos de interfaces elétricas. Seu padrão mais famoso é provavelmente RS-232C, que define uma interface para comunicação serial. Esta é a interface usada pela maioria dos modems e uma série de outros dispositivos, incluindo telas de exibição e mouses. O IEEE também é responsável por projetar formatos de dados de ponto flutuante.

    Enquanto o IEEE geralmente se preocupa com hardware, ANSI se preocupa principalmente com software. ANSI definiu padrões para várias linguagens de programação, incluindo C, COBOL e FORTRAN.

    ITU define padrões internacionais, particularmente protocolos de comunicação. Ela definiu uma série de padrões, incluindo V.22, V.32, V.34 e V.42, que especificam protocolos para transmissão de dados por linhas telefônicas.

    Além dos padrões aprovados pelas organizações, também existem padrões de fato. Esses são formatos que se tornaram padrão simplesmente porque um grande número de empresas concordou em usá-los. Eles não foram formalmente aprovados como padrões, mas são padrões mesmo assim. PostScriptis é um bom exemplo de um padrão de fato.