Um Contrato de Licença de Usuário Final (EULA) é um contrato legal entre o fabricante e / ou autor e o usuário final de um aplicativo. Mais especificamente, é um contrato entre um licenciador de um produto e um licenciado. Este contrato de licença é usado para a maioria dos softwares. Como o software é uma forma de propriedade intelectual (IP), um EULA encoraja novos desenvolvimentos protegendo os direitos de IP dos criadores do software. Entre outras coisas específicas do software, normalmente especifica:
- O que os usuários podem e não podem fazer com o software
- As condições sob as quais o acesso de um usuário pode ser limitado ou encerrado
- Que o comprador está recebendo uma licença não transferível, não exclusiva e revogável com a compra do software
- Que o programa não pode ser redistribuído com fins lucrativos, mas pode ser usado pelo cliente
Um EULA normalmente aparece antes de um usuário instalar o software, mas após a compra. Para concluir a instalação, uma janela aparece com várias telas de texto denso. O usuário deve rolar até o final de cada página e clicar no botão “Concordo”. Esses EULAs às vezes são chamados de contratos shrinkwrap ou click-through, pois esses nomes se referem à incapacidade de um cliente revisar suficientemente o contrato de licença antes de comprar o software.
Escrevendo um EULA
Um EULA deve ser claro e detalhado para que o cliente esteja ciente de seus direitos. Ao escrever um EULA:
- Identifique claramente o negócio
- Estabeleça claramente as regras de comportamento do usuário e acesso ao software
- Divulgue a licença de direitos autorais aplicável, como código aberto
- Incluir outros detalhes da licença, incluindo condições para rescisão
- Inclua quaisquer isenções de responsabilidade e declarações de limitação de responsabilidade
EULA vs. TOS vs. SLA
Um contrato de Termos de Serviço (TOS), também conhecido como termos e condições, é um contrato entre uma empresa e um usuário que define as regras que um usuário deve obedecer para usar um serviço. Um Acordo de Nível de Serviço (SLA) é um contrato entre um provedor de serviço e o usuário final que estipula e compromete o provedor de serviço a um nível de serviço exigido. É semelhante a uma política de atendimento ao cliente para um serviço de software.
Um EULA é normalmente aplicado a um produto de venda única sem assinatura, como um videogame. Um contrato de TOS é aplicável quando uma empresa, como um provedor de aplicativos, está oferecendo um serviço e não entra em tantos detalhes quanto um SLA. Um SLA é usado quando uma empresa está oferecendo um serviço que o cliente precisa para ser confiável, com suporte e consistente, como um provedor de serviços de Internet. É comum ter um contrato de TOS e SLA.