Intérprete é um programa que executa instruções escritas em uma linguagem de alto nível. Existem duas maneiras de executar programas escritos em uma linguagem de alto nível. O mais comum é compilar o programa; o outro método é passar o programa por meio de um intérprete.
Intérprete Versus Compilador
Um interpretador traduz instruções de alto nível em uma forma intermediária, que então executa. Em contraste, um compilador traduz instruções de alto nível diretamente para a linguagem de máquina. Os programas compilados geralmente são executados mais rápido do que os programas interpretados. A vantagem de um intérprete, entretanto, é que ele não precisa passar pelo estágio de compilação durante o qual as instruções de máquina são geradas. Este processo pode ser demorado se o programa for longo. O intérprete, por outro lado, pode executar programas de alto nível imediatamente.
Por esse motivo, às vezes são usados intérpretes durante o desenvolvimento de um programa, quando um programador deseja adicionar pequenas seções de cada vez e testá-las rapidamente. Além disso, os intérpretes são frequentemente usados na educação porque permitem que os alunos programem de forma interativa.
Ambos os interpretadores e compiladores estão disponíveis para a maioria das linguagens de alto nível. No entanto, BASIC e LISP são especialmente projetados para serem executados por um intérprete. Além disso, as linguagens de descrição de página, como PostScript, usam um interpretador. Cada impressora PostScript, por exemplo, tem um interpretador embutido que executa instruções PostScript.