Uma unidade de medida de densidade de tráfego em um sistema de telecomunicações. O erlang descreve o volume total de tráfego de uma hora, ou 3600 segundos.
Por exemplo, 60 chamadas em uma hora, cada uma com duração de 5 minutos, resultam no seguinte número de erlangs:
minutos de tráfego na hora = número de ligações x duração
minutos de tráfego na hora = 60 x 5
minutos se o tráfego na hora = 300
horas de tráfego na hora = 300/60
horas de tráfego na hora = 5
figura de tráfego = 5 ao longo dele
Os projetistas de rede usam o erlang para entender os padrões de tráfego em uma rede de voz e usam os números para determinar quantas linhas são necessárias entre um sistema telefônico e uma central ou entre locais de rede.
Os cálculos Erlang são subdivididos da seguinte forma:
- Erlang B - o modelo de tráfego mais comumente usado. Erlang B é usado para calcular quantas linhas são necessárias se o tráfego durante a hora de maior movimento for conhecido. Este modelo pressupõe que todas as chamadas bloqueadas são apagadas imediatamente.
- Extended Erlang B - semelhante ao Erlang B, este modelo pode ser usado para fatorar o número de chamadas que são bloqueadas e imediatamente tentadas novamente.
- Erlang C - este modelo assume que todas as chamadas bloqueadas são enfileiradas no sistema até que possam ser atendidas. Os call centers podem usar esse cálculo para determinar quantos agentes de chamada devem ser atendidos, com base no número de chamadas por hora, na duração média da aula e no tempo que as chamadas permanecem na fila.
O erlang tem o nome do engenheiro telefônico dinamarquês AK Erlang.