Um servidor ARM, ou servidor de máquina RISC avançado, é um sistema de servidor de computador composto por uma grande variedade de processadores ARM, em oposição aos processadores da classe x86 tradicionalmente usados em servidores. Os servidores ARM são elogiados por serem capazes de fornecer potência de processamento semelhante ou maior do que os servidores x86, consumindo menos energia e produzindo menos calor.
Como resultado, os servidores ARM se tornaram cada vez mais populares nos últimos anos e agora são frequentemente implantados em data centers corporativos e implantações em nuvem. No entanto, apesar das projeções de crescimento maciço para servidores ARM, o caminho para a adoção predominante e ganho de participação de mercado na Intel e seus servidores baseados em x86 não foi fácil para os servidores ARM e fabricantes de processadores de servidor ARM.
O estado atual do mercado de servidores ARM
Vários fabricantes de chips para servidores ARM tentaram impulsionar a indústria de servidores ARM, apenas para ver seus esforços fracassarem. Applied Micro Devices (AMD), Broadcom (com seus chips de servidor Vulcan ARM), Qualcomm (com seus designs de processador Amberwing), Calxeda, Cavium e outros colocaram enormes quantias de dinheiro no mercado de servidores ARM apenas para encerrar as operações posteriormente ou se encontrarem adquiridos por outras empresas.
Em seu lugar, empresas como a HP com seus sistemas de servidor Moonshot, AWS com seu chip de servidor Graviton ARM e Huawei Technlogies, com sua subsidiária HiSilicon, têm impulsionado o mercado de servidores ARM.
Seus esforços estão ajudando os servidores ARM a ganhar espaço em ambientes de computação em hiperescala, nuvem e data center corporativo, mas a Intel e seus servidores x86 ainda superam as implantações de servidores ARM por uma margem enorme.