Pronunciado ask-ee, ASCII é a sigla para o AMerican Standard Code para Informação Interchange. É um código para representar 128 caracteres ingleses como números, com cada letra atribuída a um número de 0 a 127. Por exemplo, o código ASCII para M maiúsculo é 77. A maioria dos computadores usa códigos ASCII para representar texto, o que torna possível a transferência dados de um computador para outro.
Leitura recomendada: Página da tabela ASCII da FileMemo.
Os arquivos de texto armazenados no formato ASCII às vezes são chamados de arquivos ASCII. Editores de texto e processadores de texto geralmente são capazes de armazenar dados no formato ASCII, embora o formato ASCII nem sempre seja o formato de armazenamento padrão. A maioria dos arquivos de dados, especialmente se eles contiverem dados numéricos, não são armazenados no formato ASCII. Os programas executáveis nunca são armazenados no formato ASCII.
O conjunto de caracteres ASCII padrão
O conjunto de caracteres ASCII padrão usa apenas 7 bits para cada caractere. Existem vários conjuntos de caracteres maiores que usam 8 bits, o que lhes dá 128 caracteres adicionais. Os caracteres extras são usados para representar caracteres não ingleses, símbolos gráficos e símbolos matemáticos.
Várias empresas e organizações propuseram extensões para esses 128 caracteres. O sistema operacional DOS usa um superconjunto de ASCII chamado ASCII estendido ou ASCII alto. Um padrão mais universal é o conjunto de caracteres ISO Latin 1, que é usado por muitos sistemas operacionais, bem como navegadores da web.
Outro conjunto de códigos usado em grandes computadores IBM é EBCDIC.