Uma rede consiste em dois ou mais dispositivos separados (laptops, impressoras, servidores, etc.) que são interligados para que possam se comunicar. Cada dispositivo em uma rede é chamado de nó, e vários nós podem ser conectados fisicamente por meio de cabos ou sem fio por meio de radiofrequências.
As redes são úteis por vários motivos, sendo o principal deles o compartilhamento de informações. Os nós em uma rede geralmente compartilham software, armazenamento, dados e acesso a dispositivos de entrada ou saída. Isso não apenas torna a alocação de recursos mais econômica, mas também torna cada dispositivo mais eficiente.
Tipos de redes de computadores
A maioria dos tipos de redes são caracterizados por sua localização física (ou falta dela):
- As redes locais (LANs) possuem computadores próximos uns dos outros, geralmente no mesmo prédio.
- As redes locais sem fio (WLANs) são, como o nome sugere, LANs que são conectadas por ondas de rádio de alta frequência, e não por cabos.
- As redes de longa distância (WANs) consistem em duas ou mais LANs interconectadas e não estão vinculadas a nenhum local físico.
- As redes de área do campus (CANs) também são compostas por duas ou mais LANs, mas são limitadas por um perímetro físico.
- Redes de área metropolitana (MANs) são redes de dados projetadas para uma cidade.
- As redes domésticas (HANs) estão contidas na casa do usuário e conectam todos os dispositivos, desde computadores a sistemas de segurança, dispositivos domésticos inteligentes e muito mais.
- As redes de área de armazenamento (SANs) são compostas por dispositivos de armazenamento em um servidor de alta velocidade.
- As redes privadas virtuais (VPNs) são baseadas na Internet e usam protocolos de túnel para estabelecer uma conexão segura entre um cliente e um servidor.
Recursos de rede
As redes também podem ser categorizadas de acordo com uma série de recursos diferentes, incluindo:
- Topologia, ou arranjo geométrico dos dispositivos da rede. Topologias comuns incluem barramento, estrela, anel e árvore. Diagramas de diferentes configurações de topologia podem ser encontrados na seção Referência rápida da FileMemo.
- Protocolo, ou o conjunto de regras e sinais que os computadores em uma rede usam para se comunicar. Os protocolos de rede comuns incluem protocolo de transferência de hipertexto (HTTP), protocolo de Internet (IP), protocolo de controle de transmissão (TCP) e protocolo de transporte de correio simples (SMTP).
- Arquitetura ou estrutura de distribuição de tarefas entre os dispositivos conectados. Os principais tipos de arquitetura de rede são ponto a ponto (P2P), que é usado principalmente para compartilhamento de arquivos, e cliente / servidor, que é usado principalmente para gerenciamento de recursos. É importante notar que a maioria das arquiteturas P2P de dispositivos compartilham o mesmo peso, enquanto as arquiteturas cliente / servidor têm uma hierarquia distinta, com a maior parte do poder centralizado no servidor.
5 principais perguntas relacionadas à rede
1. O que é software de rede?
2. O que é computador em rede?
3. O que é gerenciamento de rede?
4. O que é segurança de rede?
5. O que é uma rede local (LAN)?