Produzindo valores hash para acessar dados ou para segurança. Um valor hash (ou simplesmente hash), também chamado de resumo da mensagem, é um número gerado a partir de uma string de texto. O hash é substancialmente menor que o próprio texto e é gerado por uma fórmula de tal forma que é extremamente improvável que algum outro texto produza o mesmo valor de hash.
Os hash desempenham um papel nos sistemas de segurança, onde são usados para garantir que as mensagens transmitidas não sejam adulteradas. O remetente gera um hash da mensagem, criptografa-o e o envia com a própria mensagem. O destinatário então descriptografa a mensagem e o hash, produz outro hash da mensagem recebida e compara os dois hashes. Se forem iguais, há uma probabilidade muito alta de que a mensagem foi transmitida intacta.
O hash também é um método comum de acessar registros de dados. Considere, por exemplo, uma lista de nomes:
Para criar um índice, denominado tabela hash, para esses registros, você aplicaria uma fórmula a cada nome para produzir um valor numérico exclusivo. Então, você pode obter algo como:
Em seguida, para pesquisar o registro que contém Sarah Jones, você só precisa reaplicar a fórmula, o que produz diretamente a chave de índice para o registro. Isso é muito mais eficiente do que pesquisar todos os registros até que o registro correspondente seja encontrado.