Uma matriz de disco é um elemento de hardware que contém um grande grupo de unidades de disco rígido (HDDs). Ele pode conter várias bandejas de unidade de disco e tem uma arquitetura que melhora a velocidade e aumenta a proteção dos dados. O sistema é executado por meio de um controlador de armazenamento, que coordena a atividade dentro da unidade. Matrizes de disco formam a espinha dorsal dos ambientes de rede de armazenamento modernos. Uma rede de área de armazenamento (SAN) contém uma ou mais matrizes de disco que funcionam como repositório para os dados que são movidos para dentro e para fora da SAN.
Termos relacionados: LUNs e RAID
Unidades Lógicas: Os dados em uma matriz de disco são organizados em unidades lógicas (LUs). Os comandos de E / S de SCSI (Small Computer Systems Interface) são enviados a um destino de armazenamento e executados por uma LU nesse destino.
LUN: Um número de unidade lógica (LUN) é um identificador exclusivo usado para distinguir entre dispositivos que compartilham o mesmo barramento SCSI. Os comandos enviados ao controlador SCSI identificam os dispositivos com base em seus LUNs.
Matriz redundante de discos baratos (ou independentes) (RAID): RAID emprega duas ou mais unidades para melhorar o desempenho e a tolerância a falhas. O RAID permite o armazenamento de dados em vários passos para proteger os dados contra corrupção e para disponibilizá-los aos usuários com mais rapidez. Existem vários níveis de RAID. O RAID 0, por exemplo, fornece distribuição de dados, por meio da qual os dados são espalhados por muitas unidades de disco sem qualquer redundância. Essa é uma boa maneira de melhorar o desempenho. O RAID 1, por outro lado, possui espelhamento de disco para que todos os dados sejam gravados em dois discos físicos e os dados completos existam em dois locais; se um disco falhar, o outro estará disponível. Essa é uma boa maneira de acelerar as leituras, mas a desvantagem é que ela retarda o processo de gravação. O RAID 10 é uma combinação de RAID 0 e 1. Existem também outros tipos de RAID, como RAID 5 e RAID 6.
Fornecedores de matriz de disco
A EMC se estabeleceu na década de 1990 como especialista em array de discos. No entanto, existem muitos outros fornecedores que oferecem matrizes de disco, incluindo NetApp, IBM, Dell, Oracle, HP, Hitachi Data Systems, Compellent, Pillar Data Systems, Xiotech, Fujitsu, NEC, Data Direct Networks, Huawei Symantec, Nexsan, SGI, Overland e Infotrend, entre outros.
Na extremidade inferior do mercado, há uma ampla variedade de fornecedores que oferecem matrizes de disco relativamente baratas, incluindo Buffalo, LaCie, Dulce Systems, G-Technology, Newer Technology e a divisão Iomega da EMC. Fornecedores como Dell, HP e Overland também oferecem arrays de disco de baixo custo e baixo custo.
Tecnologia de matriz de disco
Matrizes de disco contêm muitos discos giratórios onde os dados são armazenados. Em outras palavras, toda uma série de discos são organizados internamente. Nesse agrupamento, muitos discos físicos podem ser combinados para formar discos lógicos muito maiores. O controlador de armazenamento pode determinar que três discos físicos de 100 GB sejam combinados em um volume lógico de 300 GB, por exemplo. Quando você tiver centenas de discos giratórios na unidade, poderá criar alguns volumes lógicos realmente enormes, se desejar.
O termo array de disco também se aplica a uma ampla gama de dispositivos diferentes. Na extremidade superior, os storage arrays monolíticos são muito grandes e caros e vêm completos com recursos de classe empresarial, como redundância total. Se um disco ou outro componente falhar, o sistema continuará sem pausa. Portanto, os arrays de disco de classe empresarial são projetados para serem altamente disponíveis. Eles quase nunca caem. Além disso, eles vêm com uma grande quantidade de memória. Os dados acessados com frequência podem ser armazenados na memória e atendidos rapidamente.
As matrizes de disco corporativo também fazem uso intenso de RAID. Esses arrays geralmente contêm dois controladores RAID redundantes de alto desempenho para atender sua grande quantidade de discos. Algumas configurações de RAID significam que o sistema permanece em execução se um disco falhar. No entanto, o RAID 6 é um exemplo de um tipo de RAID que pode lidar com duas falhas de disco simultâneas sem tempo de inatividade.
Além disso, há uma ampla variedade de matrizes de disco para atender os mercados de médio porte, pequenas empresas e até mesmo os consumidores. Hoje em dia, é até possível comprar matrizes de disco multi-TB por algumas centenas de dólares. No entanto, esses produtos carecem de sofisticação, não vêm com a redundância e outros recursos dos arrays corporativos e também apresentam restrições de desempenho. Considerando que um sistema corporativo pode ser capaz de servir dados de forma eficiente para computadores mainframe que processam uma quantidade estonteante de transações por segundo, as matrizes de disco low-end são voltadas principalmente para ambientes onde apenas alguns PCs ou servidores estão acessando os dados.
Com o tempo, até mesmo as caixas de baixo custo estão incorporando RAID e tecnologias básicas de proteção de dados em seu arsenal. E conforme as velocidades do processador e da conexão aumentam, eles se tornam cada vez mais capazes de atingir um nível razoável de desempenho.