Onipresente no início da computação de 1970 até o início de 2000, o disquete é um dispositivo de armazenamento portátil que foi substituído por métodos mais eficientes, como unidades flash USB, cartões SD e armazenamento em nuvem. Os disquetes eram uma alternativa acessível e flexível aos discos rígidos, o que significa que os usuários podiam acumular vários disquetes para armazenar e organizar os dados antes de gastar tanto dinheiro em um disco rígido.
História de disquetes
Os disquetes foram desenvolvidos pela IBM no início dos anos 1970 como uma forma de manter os dados mesmo quando o computador estava desligado. Depois que se tornaram amplamente acessíveis no final dos anos 1970 e 1980, os disquetes se tornaram o método de armazenamento principal para a maioria dos dispositivos de computação. Embora os discos rígidos pudessem manter uma capacidade maior, eles foram fixados no dispositivo de computação maior e geralmente consideravelmente mais caros. (O disquete médio custava menos de US $ 10 nas décadas de 1970 e 1980, enquanto um disco rígido podia custar mais de US $ 1,000.) Assim, os disquetes eram a escolha de armazenamento mais prática durante o surgimento dos computadores pessoais nas décadas de 1980 e 1990.
Quando fabricantes de computadores como Dell e Apple pararam de incorporar unidades de disquete em seus equipamentos, CD-ROMs, pen drives e dispositivos de armazenamento portáteis dinâmicos semelhantes assumiram o papel central no início dos anos 2000. Hoje, os disquetes são em grande parte obsoletos, mas ainda são referenciados como ícones para comandos “salvar” em aplicativos como o Microsoft Office.
Tipos de disquetes
Ao longo de sua história, os disquetes estão disponíveis em uma variedade de tamanhos diferentes:
- 8 polegadas:O primeiro design de disquete foi usado no início dos anos 1970 como formato somente leitura e depois como formato de leitura / gravação. Sua fisicalidade “flexível” é o que deu o nome a toda classe de discos.
- 5 polegadas: Este disco se encaixa no tamanho comum para PCs feitos antes de 1987 e sucedeu ao disquete de 8 polegadas. Esse tipo de disquete geralmente era capaz de armazenar entre 100K e 1.2 MB (megabytes) de dados. Os tamanhos mais comuns eram 360 K e 1.2 MB.
- 3 polegadas: Embora o design compacto e o envelope de plástico rígido significassem que os menores disquetes não eram mais fisicamente flexíveis, eles mantinham uma capacidade de armazenamento maior do que outros disquetes de 400 K a 1.4 MB de dados.