Desbloquear a chave para fazer trabalho de equipa com pessoas difíceis: Um Guia Abrangente

identificação de um jogador não pertencente à equipa

É importante ser capaz de reconhecer quando alguém não é um jogador de equipa para que se possa encontrar formas de trabalhar com ele eficazmente. Isto pode ser difícil de fazer, uma vez que muitas vezes requer leitura nas entrelinhas e compreensão de pistas subtis. Procure padrões de comportamento como alguém que se recusa a assumir responsabilidades, que não coopera com os outros, ou que demonstra falta de interesse no projecto.

Compreender os seus motivos

Uma vez identificado um jogador que não seja da equipa, é importante tentar compreender os seus motivos. Pergunte a si mesmo porque é que eles podem estar a agir da forma como estão a agir. Pode ser que tenham medo de correr riscos, não compreendam o projecto, ou tenham outras questões fora do trabalho que estejam a ter impacto no seu comportamento. Assim que tiver uma compreensão das razões subjacentes, pode tomar medidas para as abordar.

comunicação eficaz

Um dos aspectos mais importantes do trabalho com um interveniente não pertencente à equipa é a comunicação eficaz. Isto significa ser claro e conciso com eles sobre expectativas e prazos, e fornecer feedback de uma forma construtiva. É também importante ser paciente e compreensivo, pois isto pode ajudar a construir confiança e encorajá-los a trabalhar em conjunto.

estabelecer limites

É importante estabelecer limites quando se trabalha com um interveniente não pertencente à equipa. Isto significa estabelecer linhas de orientação claras para o comportamento e aderir a elas. Se alguém não estiver a seguir as regras, é importante abordar o seu comportamento de uma forma não conflituosa e explicar porque é que não é aceitável.

Resolução colaborativa de problemas

Quando confrontado com uma situação difícil, é importante adoptar uma abordagem colaborativa para a resolução de problemas. Isto significa sentar-se com o não-jogador de equipa e juntar soluções de brainstorming. Isto pode ajudar a criar um sentido de propriedade e compromisso com o projecto, o que pode fomentar um melhor trabalho de equipa.

Incentivar a participação

Quando se trabalha com um não participante na equipa, é importante encontrar formas de incentivar a sua participação. Isto pode envolver a criação de tarefas mais pequenas que sejam exequíveis e a recompensa dos seus esforços. É também importante reconhecer as suas realizações e apreciar as suas contribuições.

Estabelecer consequências

Se um jogador não membro da equipa continuar a comportar-se de uma forma que não conduza ao trabalho em equipa, é importante estabelecer consequências. Isto pode envolver a retirada de certos privilégios ou a emissão de um aviso verbal. É importante assegurar que as consequências sejam apropriadas e consistentes com o comportamento.

Modelar um bom trabalho de equipa

Finalmente, é importante liderar pelo exemplo e modelar um bom trabalho de equipa. Isto significa mostrar uma atitude positiva, oferecer ajuda aos outros, e dar seguimento aos compromissos assumidos. Isto pode ajudar a criar um ambiente de trabalho positivo e encorajar o não-jogador de equipa a intensificar e contribuir.