O reconhecimento óptico de marcas (OMR) é uma tecnologia para extrair eletronicamente dados de campos marcados, como caixas de seleção e campos de preenchimento, em formulários impressos. A tecnologia OMR costumava exigir scanners especificamente projetados para interpretar formulários preenchidos, mas agora o software OMR torna o processo mais fácil e barato. Gravic, Inc, estreou uma das primeiras soluções de software de leitura e digitalização OMR em 1991. OMR não é o mesmo que reconhecimento de caracteres ou caligrafia; ele lê principalmente folhas com orifícios preenchidos ou caixas.
Usos da tecnologia OMR
Provavelmente, o uso mais conhecido do reconhecimento óptico de marcas é em testes padronizados. Os alunos preenchem os buracos com uma caneta ou lápis que correspondem a perguntas sim / não ou de múltipla escolha. As máquinas, então, digitalizam as folhas de teste para obter dados e pontuações delas. OMR tem muitos outros usos também:
- Eleições e contagem de votos
- Rastreamento de produtos de negócios no estoque
- Coletando dados de pesquisas
- Coletando dados de questões de pesquisa e estudos
- Acompanhamento de registros de tempo e trabalho
OMR é útil para coletar e gerenciar grandes quantidades de dados para obter respostas a perguntas, registrar muitos pequenos detalhes ou analisar o conhecimento de uma população.
Como funciona o software OMR?
Um scanner padrão examina cada folha marcada e registra os dados em arquivos que o software OMR pode ler. O software então analisa os dados com base em sua programação. Algumas soluções de software podem ter recursos especializados para leitura e categorização de dados, dependendo do tipo de formulário, da indústria ou do caso de uso do formulário. Alguns softwares OMR têm opções para exportar dados lidos para outra plataforma (como um documento que pode ser impresso ou outro aplicativo) para que possam ser exibidos ou analisados posteriormente.
OMR é geralmente uma tecnologia confiável e útil. Embora seja raro que ele falhe, há uma chance de que o software possa digitalizar uma página mais de uma vez se não for programado especificamente o suficiente.
O software OMR é uma solução popular porque é muito menos caro e demorado do que as versões anteriores de digitalização e leitura de formulários OMR, que incluíam hardware e papel específico. Exige muito menos manutenção manual e reduz parte do atraso na digitalização e no processamento ao fazer isso digitalmente.