O macOS Sierra é a versão 10.12 do sistema operacional Mac OS X da Apple Computer para desktops, laptops e servidores Macintosh e serve como o sucessor do Mac OS X El Capitan.
A Apple ajustou o esquema de nomenclatura de seu principal sistema operacional com o lançamento do macOS Sierra, deixando de lado o apelido Mac OS X pelo mais curto e simples “macOS”, que também se encaixa melhor com a linha completa de sistemas operacionais da empresa que inclui iOS, watchOS e tvOS.
O macOS Sierra chega oficialmente no outono de 2016
O macOS Sierra foi apresentado na Conferência Mundial de Desenvolvedores da Apple 2016 (WWDC) no início de junho de 2016 junto com o iOS 10, com disponibilidade oficial para ambos os sistemas operacionais prevista para o outono.
O macOS Sierra atua como a décima segunda atualização na linha macOS / Mac OS X de atualizações do sistema operacional, seguindo as atualizações anteriores do sistema operacional: Cheetah (v10.0), Puma (v10.1), Jaguar (v10.2), Panther (v10.3), Tiger (v10.4), Leopard (v10.5), Snow Leopard (v10.6), Lion (v10.7), Mountain Lion (v10.8), Mavericks (v10.9), Yosemite (v10.10) e El Capitan (v10.11).
Com o lançamento do Mac OS do Sierra, a Apple continua seu padrão recente de nomear o sistema operacional mais recente com base em uma localização no estado natal da Apple, Califórnia, um padrão que começou com o lançamento do Mavericks. macOS Sierra tem o nome da cordilheira Sierra (ou Sierra Nevada) na Califórnia (e em Nevada) que inclui locais bem conhecidos como o Parque Nacional de Yosemite e o Lago Tahoe.
O que há de novo no macOS Sierra?
Os aprimoramentos do macOS Sierra incluem o novo Apple File System que agora alimenta todos os sistemas operacionais da Apple, Picture in Picture, acesso à área de trabalho iCloud Drive, recursos de armazenamento otimizados, área de transferência universal, guias da área de trabalho, mensagens e fotos aprimoradas para Mac, melhorias do Apple Music e muito mais .
O macOS Sierra também traz e integra recursos de seus outros sistemas operacionais (iOS em particular), incluindo Siri, o “assistente inteligente” integrado que oferece controle e assistência por voz, Apple Pay, o serviço de pagamentos móveis da empresa e aplicativo de carteira digital, e a capacidade de desbloquear seu Mac com o Apple Watch.