O Google Penguin refere-se a um conjunto de atualizações de algoritmos e dados do mecanismo de pesquisa do Google que a empresa inicia periodicamente para ajudar a aumentar o valor de seus resultados de consulta de pesquisa para os usuários.
As atualizações do Google Penguin buscam principalmente evitar que vários tipos de spam em mecanismos de pesquisa (também conhecidos como spamdexing ou Black Hat SEO) sejam recompensados com sucesso na forma de resultados de mecanismos de pesquisa em posições mais altas. O spam de mecanismo de pesquisa pode incluir atividades como preenchimento de palavras-chave, spam de links, o uso de texto invisível em páginas da web, duplicação de conteúdo protegido por direitos autorais de sites de alto nível e muito mais.
Com que frequência as atualizações do Google Penguin são lançadas?
O Google lançou a primeira atualização do Penguin em abril de 2012, e a empresa de busca estimou que afetou 3% de todos os sites em inglês. O Google nem sempre anuncia mudanças para o Penguin, mas houve pelo menos cinco atualizações do Google Penguin, incluindo uma atualização importante, Penguin 2.0, em maio de 2013 e a mais recente, Penguin 2.1, no final daquele ano, em outubro.
Como o Google Penguin difere do Google Panda e do Google Hummingbird?
Enquanto o Google Penguin compartilha semelhanças com dois outros projetos de aprimoramento algorítmico do Google, Google Panda e Google Hummingbird, o foco específico da Penguin é penalizar empresas e desenvolvedores da web que deliberadamente tentam “impulsionar” seus rankings de mecanismo de pesquisa por meio de táticas manipuladoras de SEO.
O Google Panda, por outro lado, visa especificamente sites de baixa qualidade ou conteúdo “fino”, rebaixando-os nos resultados de pesquisa para que sites de alta qualidade possam receber resultados com maior destaque.
O terceiro projeto, Google Hummingbird, concentra-se na introdução de um algoritmo de pesquisa completamente novo em oposição ao Google Penguin e Panda, que servem como atualizações para o mecanismo de algoritmo de pesquisa existente do Google.
Leitura recomendada: Como funcionam os mecanismos de pesquisa na web e cinco dicas de SEO para direcionar o tráfego do mecanismo de pesquisa