As cerimônias do Agile são reuniões periódicas realizadas para garantir que os projetos sejam pontuais e atendam às metas de qualidade. As cerimônias são parte de uma estrutura de gerenciamento de projetos para desenvolvimento de software dentro da filosofia ágil, enfatizando a entrega iterativa do produto, a colaboração da equipe e o aprendizado contínuo. Liderar uma equipe em um projeto que garanta a qualidade do produto, a entrega no prazo e a satisfação do cliente exige não apenas habilidades de gestão, mas também uma metodologia eficaz. A estrutura de gestão ágil está alicerçada nessa premissa.
Na abordagem ágil, os processos são enxutos, pois o método de entrega do produto é uma sequência de iterações que leva a um objetivo final. A chave para o Agile é a metodologia scrum, em que cada sprint ou iteração ocorre em uma janela de tempo de duas a quatro semanas. Nesse período, cerimônias ou reuniões ágeis ocorrem para garantir que a equipe esteja em sintonia com as tarefas e objetivos.
As cerimônias ágeis promovem a comunicação e a colaboração, capacitando as equipes a se adaptarem às mudanças, compartilhar informações e entregar o maior valor possível para cada incremento de produto.
As quatro cerimônias de scrum
Existem quatro cerimônias de scrum:
Planejamento de sprint
No planejamento de sprint, a equipe de desenvolvimento discute e colabora com o product owner na definição do trabalho, dividindo-o em tarefas, criando estratégias para cumprir os objetivos e determinando os processos e critérios de satisfação. O planejamento da sprint convida os membros da equipe a compartilhar o mesmo compromisso em relação a uma meta específica. O evento ocorre no início da iteração e dura uma hora por semana de um scrum. Uma fase de quatro semanas começa com um planejamento de sprint de quatro horas.
Scrum diário
Assim que o sprint começa, a equipe se reúne todos os dias por pelo menos 15 minutos para manter todos na mesma página e sincronizar seus trabalhos. O objetivo é descrever o trabalho de cada membro, acompanhar o progresso e resolver rapidamente os problemas que surgirem.
Revisão de iteração
No final de cada sprint, a equipe de desenvolvimento busca feedback do product owner e de outras partes interessadas. O objetivo é garantir os mais altos padrões possíveis para cada incremento de produto. O foco da reunião é se o produto atende aos padrões mais elevados possíveis. Normalmente dura até uma hora, embora seja um processo contínuo. Mais detalhes são adicionados e refinados conforme a equipe revisa e modifica o produto para atingir o fim desejado.
Retrospectivo
Nessa cerimônia de uma hora, o foco não está no produto, mas nos processos do projeto. É uma fase de avaliação em que a equipe de desenvolvimento identifica as áreas a serem aprimoradas para o próximo sprint.
Cerimônias ágeis são ferramentas ou guias úteis para aumentar a produtividade, colaboração, transparência e adaptabilidade da equipe. Eles permitem que as equipes tenham um foco em cada fase e continuem melhorando de uma iteração para a próxima.