O número da previdência social (SSN) é um número de nove dígitos emitido pela Administração da Previdência Social do governo dos Estados Unidos para cidadãos americanos, residentes permanentes e outros indivíduos qualificados. Criado em 1936 para identificar exclusivamente os trabalhadores dos EUA para determinar a distribuição de benefícios da previdência social no âmbito do novo programa de previdência social, o uso de números de previdência social desde então se expandiu como uma forma principal de reunir informações sobre uma pessoa, incluindo registros fiscais e médicos e emprego histórico. Muitas vezes, também é necessário conseguir um emprego e receber benefícios da previdência social e outros serviços do governo.
Como os SSNs são gerados
Os números da previdência social têm uma composição de três partes: AAA-GG-SSSS. Os primeiros três dígitos, o número da área, foram originalmente atribuídos por região. Os próximos dois dígitos, o número do grupo, foram inicialmente usados em 1936 como uma ferramenta de distribuição administrativa. Os quatro últimos números, o número de série, são uma série numérica direta de números de 0001 9999 dentro de cada grupo.
Para ajudar a proteger a integridade do SSN e preservar a longevidade do sistema de nove dígitos, a Administração da Previdência Social, em 2011, mudou a forma como os SSNs eram emitidos para randomização. A nova abordagem elimina o número da área, elimina a significância do número de grupo mais alto e os números de área anteriormente não atribuídos foram introduzidos para atribuição, excluindo os números de área 000, 666 e 900-999.
Quem recebe um SSN
Desde o início do número da previdência social, os cartões da previdência social têm sido usados para fornecer um registro do número emitido para um indivíduo. Três tipos de cartões são emitidos atualmente:
- O cartão de previdência social mais comum é emitido para cidadãos americanos e residentes permanentes e apresenta o nome do titular do cartão e o SSN.
- Indivíduos que são legalmente admitidos nos Estados Unidos temporariamente sob uma autorização de trabalho do DHS (Departamento de Segurança Interna) recebem um cartão que mostra seu nome, número do seguro social e uma restrição “VÁLIDO PARA TRABALHO SOMENTE COM AUTORIZAÇÃO DO DHS”.
- Para indivíduos que são legalmente admitidos nos Estados Unidos sem autorização de trabalho do DHS, mas têm um motivo válido para um SSN, ou precisam de um número devido a uma lei federal que exige um número de previdência social para obter um benefício ou serviço, receba um cartão que inclui o NÃO Restrição VÁLIDA PARA EMPREGO.
Indivíduos que atendam a todos os requisitos podem se inscrever para um número de previdência social através da Administração da Previdência Social usando o Formulário SS-5.
SSN e privacidade de dados pessoais
Os números de previdência social, em seu uso generalizado como forma primária de identificação e autenticação, são informações de identificação pessoal (PII), o que os torna suscetíveis a violações de privacidade de dados e cibersegurança, incluindo phishing e hacking. Freqüentemente alojados em redes de computadores dentro de agências governamentais e organizações privadas que continuamente enfrentam ataques cibernéticos, os SSNs são vulneráveis a um amplo espectro de roubo de identidade e fraude médica, fiscal e bancária.
Como resultado da ameaça contínua de violações de dados em grande escala, as chamadas para eliminar o uso de SSNs à medida que a identificação e autenticação aumentaram. Governos nacionais e locais implementaram regulamentos de privacidade de dados que restringem quais informações de identificação pessoal podem ser coletadas e usadas, enquanto as organizações devem ser transparentes sobre como estão usando PII com a criação de declarações de política de privacidade e acordos que permitem que os indivíduos optem ou não. .
Em 2018, a União Europeia estabeleceu o GDPR (Regulamento Geral de Proteção de Dados), que descreve diretrizes e restrições rígidas de proteção de dados, enquanto nos EUA, CCPA da Califórnia (Lei de Privacidade do Consumidor da Califórnia), HIPAA (Lei de Portabilidade e Responsabilidade de Seguros de Saúde), e o Padrão de Segurança de Dados da Indústria de Cartões de Pagamento (PCI-DSS), oferecem proteção de dados para uso de PII envolvendo dados do consumidor, registros médicos e transações de cartão de crédito.
Alternativas SSN
Além das restrições governamentais sobre o uso de SSNs, formas alternativas de identificação com suporte de tecnologia foram propostas e implementadas em todo o mundo, incluindo o uso de cartões de identificação eletrônicos criptografados e a implementação de identificação biométrica, como impressões digitais, controle de voz, íris e reconhecimento facial verifica a autenticação em instituições financeiras e governamentais.
O medo em torno da impossibilidade de substituição da biometria, bem como da possibilidade de hackers ou ladrões de identidade imitarem identificações de voz, foi amenizado pela introdução de tecnologia anti-spoofing avançada o suficiente para saber quando alguém está fingindo ser outra pessoa de forma fraudulenta.