Microdados HTML, uma especificação HTML5, são usados para rotular o conteúdo para descrever um tipo específico de informação. São dados legíveis por máquina incorporados em documentos HTML e compatíveis com outros formatos de dados, incluindo RDF e JSON. O objetivo da especificação de microdados é ajudar os programas automatizados a entender melhor o conteúdo da sua página da web.
Tipos e propriedades de itens de microdados
Os microdados podem incluir tipos de informações como avaliações, informações pessoais ou eventos. Cada tipo de informação possui suas próprias propriedades. Por exemplo, as propriedades de um evento incluem local, hora de início, nome e categoria. Microdados são implementados usando atributos em tags HTML, normalmente ou são usados para atribuir nomes descritivos a propriedades.
A sintaxe básica para microdados HTML consiste em um grupo de pares nome-valor. Os grupos são chamados de itens e cada par nome-valor é uma propriedade. A especificação de microdados HTML define cinco atributos que podem ser aplicados a qualquer tag HTML5:
- Itemscope: Indica que o elemento é um elemento de microdados e seus elementos filhos fazem parte de seu formato de microdados.
- Tipo de item: Define o vocabulário a ser usado pelo formato de microdados.
- Itemid: O identificador exclusivo do item, se definido pelo vocabulário de microdados.
- Itemprop: Um elemento de dados individual.
- Itemref: Permite que um elemento de microdados faça referência a outro elemento na página para defini-lo por id HTML ou por itemid.
Leitura recomendada: Saiba mais sobre os cinco atributos neste Tutorial do desenvolvedor web.
A especificação W3C de microdados HTML
A sintaxe e os exemplos de código estão disponíveis em a especificação W3C HTML Microdata. O W3C HTML Working Group é o grupo de trabalho W3C responsável pela especificação de microdados HTML.