Subscreva

Uma assinatura é um modelo de negócios no qual um cliente deve pagar um preço recorrente em intervalos regulares para ter acesso a bens ou serviços. A maioria das assinaturas exige que o cliente assine um contrato ou concorde em definir os termos e condições, que podem definir a duração da assinatura, um procedimento de renovação, política de cancelamento, termos de pagamento e limites de uso ou qualidade. O modelo de assinatura foi introduzido por editoras de livros e periódicos no século 17 e agora é usado por muitas empresas.

Popularidade da assinatura

O modelo de assinatura tornou-se cada vez mais popular no século 21. O que costumava ser uma revista, academia local ou assinatura de pacote a cabo agora floresceu em um modelo de assinatura para uma variedade de bens e serviços. Programas de TV, música, alimentos, roupas e utensílios domésticos são apenas alguns exemplos de setores que oferecem assinaturas. Os benefícios que levam os consumidores às assinaturas incluem:

  • Preço: Em muitos casos, um modelo de assinatura é mais barato do que comprar um produto na loja.
  • Conveniência: Com uma assinatura, os itens são enviados diretamente à porta do consumidor, que é melhor do que ir à loja a cada duas semanas para pegar o item.
  • Personalização: Muitos pacotes de assinatura podem ser personalizados. Uma empresa de assinatura de alimentos, por exemplo, permite que os clientes escolham os tipos de alimentos que mais gostam.
  • Curadoria: Muitos pacotes de assinatura são selecionados para clientes, o que significa que alguém está juntando peças para o cliente criar algo sob medida. Por exemplo, o Spotify seleciona playlists de música para cada usuário individual com base em suas preferências musicais.

Nuvem e assinaturas de software

As assinaturas estão no centro dos serviços em nuvem. Software as a Service (SaaS) é um modelo de licenciamento e entrega de software no qual o software é licenciado por assinatura e hospedado centralmente. CRM é um aplicativo de software frequentemente entregue aos clientes como uma solução SaaS. Os clientes de software baseado em assinatura geralmente pagam uma assinatura inicial antecipadamente e têm o direito de usar o software durante o prazo da assinatura. O pagamento da assinatura inclui uma licença de software, acesso a serviços de suporte e novas versões do software à medida que são lançadas.

A infraestrutura baseada em nuvem também pode ser usada para hospedar um aplicativo ou fornecer poder de computação no lugar ou além do hardware e software local (um modelo de “nuvem híbrida”). Um provedor de nuvem, como AWS, Azure, Google ou IBM, precisa ser determinado para acomodar os aplicativos de software e as necessidades de computação. Cada um tem seus próprios protocolos, especificações e características. Ao escolher um provedor de nuvem:

  • Identifique os elementos que serão contratados com as assinaturas
  • Inscreva-se em serviços de computação para processamento de aplicativos e dados
  • Inscreva-se em um programa de armazenamento e capacidade específicos
  • Escolha um mecanismo de banco de dados para armazenar dados
  • Contrate a rede usada para gerenciar um ambiente de nuvem
  • Licenciar os aplicativos de software que serão hospedados na nuvem

Tipos de modelos de assinatura

Com a crescente popularidade dos modelos de assinatura, surgiram diferentes tipos de pacotes de assinatura:

  • Uso fixo: oferece um preço definido para uma quantidade fixa de bens ou serviços durante um período de tempo definido, por exemplo, uma assinatura de revista
  • Uso ilimitado: oferece um preço definido para acesso ilimitado a um bem ou serviço, por exemplo, a inscrição em uma academia.
  • Pague conforme o uso: oferece aos clientes a capacidade de comprar produtos ou serviços periodicamente sem compromisso de longo prazo, por exemplo, uma assinatura de beleza. Esta assinatura pode ser cancelada a qualquer momento.
  • Freemium: oferece acesso a níveis limitados de conteúdo gratuitamente, mas oferece conteúdo adicional ou recursos premium para assinantes pagantes, por exemplo, um provedor de serviços em nuvem ou serviço de streaming de música.