Uma fonte é a combinação de tipo de letra, tamanho, peso, inclinação e estilo para formar um conjunto de caracteres imprimível ou exibível. Os caracteres da fonte incluem letras, números, símbolos e sinais de pontuação. É importante ser intencional ao escolher as fontes, pois elas podem afetar a legibilidade, influenciar o tom e refletir profissionalismo, o que influenciará como as ideias são comunicadas.
Fonte vs. tipo de letra
Embora tenham significados diferentes, as pessoas costumam usar a palavra fonte de forma intercambiável com outro termo tipográfico, tipo de letra. Pense na fonte como uma família tipográfica inteira, e uma fonte como um tamanho, peso e estilo específicos de uma fonte.
Por exemplo, Times New Roman é uma fonte que define a forma de cada caractere. Em Times New Roman, no entanto, existem muitas fontes para escolher, como tamanhos diferentes, itálico, negrito e assim por diante.
Tecnologia de fonte
A tecnologia de fontes já percorreu um longo caminho desde os dias das impressoras e da organização individual dos blocos de composição. Em vez de esculpir blocos de fontes, os tipógrafos agora projetam fontes digitalmente.
- Gráficos de bitmap
Um dos primeiros tipos de estilos de exibição de fonte digital usava gráficos de bitmap. As fontes seriam exibidas usando pixels, o que fazia com que os caracteres parecessem em blocos e com bordas irregulares. O principal problema dessas fontes de bitmap era sua escalabilidade. Quando ampliado ou ampliado, a composição de pixel individual do personagem tornou-se óbvia, especialmente nas bordas curvas, e não manteve a aparência ou forma original.
- Gráficos vetoriais
A fonte de gráficos vetoriais foi criada na década de 1980 como uma substituição para gráficos de bitmap. Em vez de depender de pixels para criar caracteres, as fontes vetoriais foram formadas geometricamente. Uma vez que as imagens dos personagens são criadas por fórmulas matemáticas, o dimensionamento e o zoom não irão alterar a aparência da fonte e a borda curva aparecerá suave. As fontes de gráficos vetoriais se tornaram o padrão com a introdução de monitores de alta resolução, processadores de texto e impressoras a laser.