InDesign é um dos mais poderosos e versáteis programas de edição electrónica disponíveis. Tem uma vasta gama de características e capacidades que o tornam uma grande escolha para a criação de documentos bonitos e de aspecto profissional. Uma das características mais úteis do InDesign é a sua capacidade de criar templates. Os templates permitem-lhe criar rápida e facilmente documentos com uma aparência e design consistentes, poupando-lhe tempo e esforço. Neste guia abrangente, veremos como criar modelos no InDesign, desde a escolha dos elementos certos de design até à personalização do aspecto e sensação do documento.
O primeiro passo para criar um modelo no InDesign é escolher os elementos certos do desenho. Vai querer começar por pensar no aspecto geral do documento. Considere o tamanho, forma e orientação da página, bem como as cores e fontes que pretende utilizar. Uma vez decidido sobre estes elementos, poderá começar a criar o modelo.
Uma vez escolhidos os elementos do desenho, terá de adicionar texto e imagens ao seu modelo. O InDesign facilita a adição de texto e imagens ao seu documento, arrastando-os e largando-os directamente no modelo. Também pode utilizar as ferramentas de Texto e Imagem para ajustar o tamanho e a posição do seu texto e imagens.
Configuração da grelha de documentos
4. O próximo passo na criação de um modelo no InDesign é a configuração da grelha de documentos. A grelha de documentos é uma forma de organizar os elementos da página, facilitando o seu alinhamento de uma forma consistente. Para criar a grelha, vá ao menu Layout e seleccione Grelha de Documentos. A partir daqui, pode especificar o tamanho e a orientação da grelha, bem como o número de colunas e filas.
Uma vez configurada a grelha de documentos, pode começar a personalizar o look and feel do seu modelo. Isto inclui o ajuste das margens, preenchimento e espaçamento dos elementos, assim como a alteração do tamanho e estilo da fonte. Também pode utilizar a funcionalidade Estilos de Objectos para aplicar rapidamente um desenho consistente a múltiplos elementos.
O InDesign também tem uma funcionalidade chamada Master Pages. As Master Pages permitem-lhe criar uma única página que pode ser aplicada a múltiplos documentos. Isto é útil se quiser criar um aspecto e uma sensação consistentes em vários documentos. Para criar uma Página Mestre, vá ao menu Layout e seleccione Páginas Mestre. A partir daqui, pode criar uma nova Master Page e personalizá-la de acordo com as suas especificações.
Uma vez terminada a criação do seu modelo, desejará exportá-lo para utilização noutro local. Para o fazer, vá ao menu Ficheiro e seleccione Exportar. A partir daqui, pode seleccionar um formato tal como PDF ou JPEG e exportar o modelo. Também pode partilhar o modelo com outros, carregando-o para um website ou utilizando um serviço de armazenamento em nuvem ou e-mail.
Ao criar um modelo no InDesign, poderá encontrar alguns problemas comuns. Estes incluem objectos que não se alinham correctamente, fontes que não são exibidas correctamente, ou imagens que ficam distorcidas. Para solucionar estes problemas, pode utilizar a ferramenta Preflight para verificar se existem erros ou inconsistências no documento.
O InDesign tem muitas outras funcionalidades que pode utilizar para personalizar o seu modelo. Estas incluem o zoom in e out, alteração da cor dos objectos, e a criação de objectos usando a ferramenta Caneta. Também pode usar o painel de Acções para aplicar rapidamente acções comuns a vários objectos.
A utilização destas características ajudá-lo-á a criar um modelo que tenha um aspecto profissional e seja fácil de utilizar. Com um pouco de prática, pode tornar-se um especialista em InDesign e criar espantosos modelos num instante!
1) Abra o InDesign e crie um novo documento.
2) Clique na ferramenta "Tipo" e crie uma caixa de texto.
3) Digite o texto que pretende que seja editável.
4) Realce o texto e clique no painel "Personagem".
5) Sob a secção "OpenType", clique no menu pendente e seleccione "All Caps".
6) Clicar no painel "Parágrafo" e seleccionar "Alinhar à esquerda".
7) Clicar no menu "Ficheiro" e seleccionar "Guardar como".
8) Introduza um nome para o seu modelo e clique no botão "Guardar".
Sim, o InDesign incorporou os modelos. Pode usar estes modelos para criar os seus próprios documentos, ou pode usá-los como ponto de partida para os seus próprios desenhos personalizados. Para aceder aos modelos incorporados, abra InDesign e vá a Ficheiro > Novo > Documento.
Um modelo InDesign é um ficheiro que pode ser utilizado para criar novos documentos. Os templates contêm tipicamente texto e/ou imagens de suporte de lugar, e alguns elementos básicos de design. Os ficheiros de documentos são os ficheiros reais que são criados a partir de modelos.
Existem algumas formas diferentes de criar um modelo personalizado:
1. Use um programa de processamento de texto como o Microsoft Word ou Google Docs para criar o seu próprio modelo a partir do zero.
2. Use uma ferramenta de construção de modelos baseada na web como o Canva ou Adobe Spark para criar um modelo personalizado.
3. Use um modelo pré-fabricado como ponto de partida e depois personalize-o de acordo com as suas próprias necessidades. Isto pode ser feito num programa de processamento de texto ou usando uma ferramenta de construção de modelos baseada na web.
4. encontre um modelo que esteja próximo do que deseja e depois faça alterações ao mesmo até que este satisfaça as suas necessidades. Isto também pode ser feito num programa de processamento de texto ou usando uma ferramenta de construção de modelos com base na web.