Tipos de acções de empresas e o que isto significa para os investidores

ações ordinárias vs. ações preferenciais - compreendendo a diferença

Os investidores que procuram comprar ações podem ver-se apresentados com duas opções - ações ordinárias e ações preferenciais. Ambas oferecem propriedade na empresa e direitos de voto, mas as diferenças entre as duas são importantes para compreender. As acções ordinárias oferecem o direito a dividendos, enquanto que as acções preferenciais oferecem prioridade em liquidação. As acções preferenciais também têm prioridade no pagamento de dividendos, o que significa que se os dividendos forem cortados, os detentores de acções ordinárias serão os primeiros a sentir o impacto.

Acções de Dividendos - Investing for Income

As acções de dividendos são uma opção popular para os investidores que procuram um fluxo de rendimento estável. As acções de dividendos pagam uma parte dos lucros da empresa sob a forma de pagamentos regulares de dividendos. As acções de dividendos vêm frequentemente sob a forma de acções preferenciais, uma vez que os pagamentos de dividendos são mais fiáveis do que com acções ordinárias. As acções de dividendos são mais adequadas para investidores conservadores, uma vez que oferecem um retorno constante sem tantos riscos como as acções de crescimento.

3 Acções de crescimento - Investir para valorização do capital

As acções de crescimento são o oposto das acções de dividendos, uma vez que oferecem o potencial para uma elevada valorização do capital, mas nenhum pagamento regular de dividendos. As acções de crescimento são adequadas para investidores com uma maior tolerância ao risco, uma vez que muitas vezes vêm com maior volatilidade. As empresas que oferecem acções de crescimento normalmente reinvestem os seus lucros no negócio a fim de crescer, em vez de os distribuírem aos accionistas.

direitos de voto - compreender os seus direitos como accionista

Como accionista, tem o direito de votar em determinados assuntos apresentados pela empresa. Isto pode incluir a eleição de membros do conselho de administração, aprovação de fusões e aquisições, e outros assuntos. Se possuir acções ordinárias, tem direito a um voto por acção, enquanto que se possuir acções preferenciais, pode ter vários votos por acção.

desdobramento de acções - Compreender como funcionam

Um desdobramento de acções é quando uma empresa divide as suas acções em acções múltiplas, geralmente com o objectivo de reduzir o seu preço. Isto pode ser um movimento benéfico para a empresa, uma vez que pode tornar as suas acções mais atractivas para investidores que, de outra forma, poderiam não ter condições de as comprar. Pode também tornar as acções mais líquidas, uma vez que está disponível para uma gama mais vasta de investidores.

Insider Trading - Conhecer as Regras

Insider Trading é quando os iniciados de uma empresa, tais como executivos e membros do conselho de administração, utilizam os seus conhecimentos sobre a empresa para comprar ou vender as suas acções. Isto é proibido por lei, uma vez que dá aos insiders uma vantagem injusta sobre os outros investidores. O abuso de informação privilegiada deve ser evitado, uma vez que pode conduzir a multas e mesmo a processos criminais.

Stock Options - Understanding Their Benefits

As Stock Options são uma forma de compensação de incentivo dada aos empregados, tipicamente executivos ou pessoal chave. Ao empregado é dada a opção de comprar uma determinada quantidade de acções na empresa a um preço pré-determinado. Isto é benéfico tanto para a empresa como para o empregado, pois o empregado recebe um incentivo e a empresa pode utilizar as opções como uma forma de compensação.

8 Ofertas Públicas Iniciais - Investir numa OPV

Uma oferta pública inicial (OPV) é quando uma empresa oferece pela primeira vez as suas acções ao público. As IPO são tipicamente investimentos muito arriscados, uma vez que a empresa não tem antecedentes e as acções podem ser sobrevalorizadas. No entanto, se a IPO for bem sucedida e o preço das acções aumentar, os investidores podem ter um lucro considerável.

FAQ
Quais são os 7 tipos de acções?

Existem sete tipos diferentes de acções: acções ordinárias, acções preferenciais, acções de classe A, acções de classe B, acções de classe C, folhas cor-de-rosa, e acções de cêntimos.

A acção comum é o tipo mais básico de acção e é o que a maioria das pessoas pensa quando pensa em acções. A acção preferencial é um tipo de acção que tem certos privilégios sobre a acção ordinária, tais como a preferência em dividendos e activos em caso de liquidação. As acções de classe A, B, e C referem-se às diferentes classes de acções que uma empresa pode ter. As acções de classe A têm normalmente mais direitos de voto do que as outras classes, enquanto as acções de classe B e C têm normalmente menos direitos de voto. As acções cor-de-rosa são acções que não são negociadas numa bolsa importante, e as acções de cêntimos são acções que são negociadas por menos de $5 por acção.

Quais são os 5 tipos básicos de acções?

Existem cinco tipos básicos de acções: acções ordinárias, acções preferenciais, acções convertíveis, acções restritas, e acções do tesouro.

As acções ordinárias são o tipo mais básico de acções e é o que a maioria das pessoas pensa quando pensa em acções. As acções ordinárias representam a propriedade de uma empresa e conferem ao seu detentor o direito de votar em assuntos corporativos e de receber dividendos.

As acções preferenciais são um tipo de acções que dá direito ao detentor a receber dividendos antes dos accionistas ordinários e também têm geralmente prioridade sobre as acções ordinárias em caso de liquidação. No entanto, os accionistas preferenciais normalmente não têm direito de voto.

A acção convertível é um tipo de acção que pode ser convertida noutro tipo de título, tal como uma obrigação ou outra acção. As acções convertíveis são frequentemente utilizadas para angariar capital sem ter de emitir novas acções.

As acções restritas são um tipo de acções que não podem ser negociadas no mercado aberto e estão sujeitas a certas restrições, tais como um período de aquisição de direitos. As acções restritas são muitas vezes utilizadas para recompensar empregados ou executivos.

As acções do Tesouro são um tipo de acções que são propriedade da própria empresa. As acções próprias são frequentemente utilizadas para recomprar acções em circulação ou para angariar capital.