A GPU de bordo no ASUS é uma unidade de processamento gráfico (GPU) integrada na placa-mãe do computador. É uma alternativa económica e eficiente a uma placa gráfica externa, permitindo aos utilizadores desfrutar de uma experiência de jogo suave sem a necessidade de uma placa gráfica adicional. Este guia fornecerá uma visão abrangente de como mudar para a GPU de bordo no ASUS.
A utilização de GPU onboard no ASUS tem uma série de benefícios. É menos dispendioso do que comprar uma placa gráfica externa e pode proporcionar uma experiência de jogo suave. Além disso, pode ajudar a reduzir a quantidade de calor gerado pelo computador, tornando-o mais eficiente em termos energéticos.
Para mudar para GPU de bordo no ASUS, o utilizador deve primeiro compreender as configurações da BIOS. A BIOS é um conjunto de instruções que controlam o funcionamento básico do computador, e deve ser configurada correctamente para que a GPU de bordo funcione correctamente.
Uma vez configuradas as configurações da BIOS, o utilizador deve instalar os drivers necessários para activar a GPU de bordo. É importante descarregar os drivers correctos para o modelo específico de computador ASUS que está a ser utilizado.
O utilizador deve então configurar o adaptador de visualização para a GPU de bordo, para que esta funcione correctamente. Isto pode ser feito clicando com o botão direito do rato na área de trabalho e seleccionando "Display Settings" (Definições de Visualização). Em seguida, o utilizador deve seleccionar a GPU de bordo a partir da lista de adaptadores de visualização disponíveis.
Uma vez definido o adaptador de visualização, o utilizador deve também definir o processador gráfico padrão para a GPU de bordo. Isto pode ser feito indo ao separador "Advanced Settings" no menu Display Settings e seleccionando a GPU onboard a partir do menu pendente "Default Graphics Processor".
Uma vez configurada a GPU de bordo, é importante certificar-se de que os drivers estão sempre actualizados. Isto pode ser feito descarregando os últimos drivers a partir do website do fabricante e instalando-os no computador.
Uma vez que a GPU de bordo tenha sido configurada, é importante testá-la para ter a certeza de que está a funcionar correctamente. Isto pode ser feito através da execução de um programa de benchmarking como o 3DMark, que irá medir o desempenho da GPU de bordo.
Se a GPU embarcada não estiver a funcionar como esperado, é importante resolver quaisquer problemas potenciais. Isto pode ser feito verificando os condutores, as definições da BIOS, e a fonte de alimentação. Se tudo o resto falhar, o utilizador poderá ter de contactar o fabricante para obter apoio técnico.
Para activar a sua GPU onboard, terá de introduzir as definições da BIOS do seu computador. Uma vez na BIOS, procure a opção de activar ou desactivar a GPU onboard. Guarde as suas alterações e saia da BIOS. O seu computador deverá agora estar a utilizar a GPU de bordo.
Existem algumas formas diferentes de voltar a mudar para gráficos integrados, dependendo do seu sistema. Se tiver um sistema de GPU duplo, pode normalmente alternar entre as duas GPUs na BIOS. Em alternativa, pode também normalmente desactivar a GPU dedicada na BIOS, o que obrigará o sistema a utilizar a GPU integrada. Se estiver a utilizar um portátil com gráficos comutáveis, pode normalmente alternar entre as duas GPUs na BIOS também. Finalmente, se estiver a utilizar um GPU externo, pode normalmente desligá-lo do sistema, o que forçará o sistema a utilizar o GPU integrado.
Para activar os gráficos internos em bios, terá de entrar no menu bios e navegar para o separador "Avançado". Uma vez lá, terá de seleccionar a opção "Internal Graphics" e defini-la como "Enabled" (Activada).
Há algumas coisas que pode fazer para activar a sua GPU enquanto joga:
-Atualize os seus drivers gráficos: Esta é frequentemente a primeira coisa que deve fazer quando se depara com qualquer tipo de problema gráfico. Drivers desactualizados podem causar todo o tipo de problemas, incluindo problemas de performance.
- Habilitar a aceleração do hardware: Muitos jogos e programas gráficos intensivos têm uma opção para permitir a aceleração de hardware. Isto irá descarregar parte do trabalho para a sua GPU, o que pode melhorar o desempenho.
- Utilizar um impulsionador de jogos: Os impulsionadores de jogos são programas que optimizam o seu sistema para jogos. Eles podem muitas vezes ajudar a melhorar o desempenho, assegurando que a sua GPU está a ser utilizada em todo o seu potencial.
- Faça overclock ao seu GPU: Se se sentir aventureiro, pode tentar fazer overclock ao seu GPU. Isto fá-lo-á correr mais depressa, mas também pode causar problemas de estabilidade. Só faça isto se souber o que está a fazer.
Existem algumas maneiras diferentes de verificar se o seu GPU está a trabalhar na BIOS. A primeira é verificar a saída da visualização. Se vir uma visualização no seu monitor, então é provável que o seu GPU esteja a funcionar. Outra forma de verificar é entrar no menu da BIOS e procurar uma secção que mostre informação sobre a placa gráfica. Esta secção irá normalmente listar a marca e modelo da GPU, assim como o seu estado actual.