Os pontos de base contabilística, também conhecidos como "bips", são uma unidade de medida utilizada em finanças e contabilidade para medir a diferença entre duas taxas de juro ou curvas de rendimento. Um único ponto de base é igual a um centésimo de um por cento (0,01%) ou 0,0001 em forma decimal. Um aumento ou diminuição de uma taxa de juro ou rendimento de um ponto base é equivalente a uma alteração de 0,01% ou 0,0001 na taxa ou rendimento.
Os pontos de base têm sido utilizados desde o século XIX como forma de medir as alterações nas taxas de juro. O termo foi desenvolvido por comerciantes de obrigações e foi utilizado pela primeira vez em Inglaterra nos anos 1800. Foi mais tarde adoptado pelos mercados financeiros nos Estados Unidos e é hoje uma unidade de medida comummente utilizada na indústria financeira e contabilística.
O cálculo dos pontos de base é relativamente simples. Para calcular um ponto de base, basta subtrair a taxa mais baixa à taxa mais alta e dividir o resultado por 100. Por exemplo, se a taxa de juro for 8% e a taxa de juro aumentar para 8,04%, a diferença seria de 0,04%, o que é igual a 4 pontos de base.
Os pontos de base contabilísticos são utilizados para medir as alterações nas taxas de juro, curvas de rendimento e outros instrumentos financeiros. É também utilizado para medir o desempenho dos investimentos, bem como para comparar os retornos dos diferentes investimentos.
A principal vantagem de utilizar pontos de base é que é uma forma mais precisa de medir as alterações nas taxas, curvas de rendimento e outros instrumentos financeiros. Como os pontos de base são expressos como uma percentagem, são mais fáceis de compreender e interpretar.
A principal desvantagem da utilização de pontos de base é que é difícil medir pequenas alterações nas taxas e rendimentos. Isto acontece porque um único ponto de base é igual a um centésimo de um por cento (0,01%).
Existem diferentes tipos de pontos de base, dependendo do tipo de instrumento financeiro a ser medido. Por exemplo, o ponto de base de uma obrigação é diferente do ponto de base de uma acção.
Os pontos de base contabilísticos devem ser utilizados na medição de alterações nas taxas, rendimentos e outros instrumentos financeiros. São também úteis para comparar os rendimentos de diferentes investimentos.
Um dos erros mais comuns quando se usam pontos de base é confundi-los com pontos percentuais. Um ponto de base é igual a um centésimo de um por cento (0,01%), enquanto que um ponto percentual é igual a um por cento (1%). É também importante lembrar que uma mudança de um ponto de base não significa necessariamente uma mudança de um por cento.
100 pontos de base é igual a 1%.
30 pontos de base é 0,30%.
Um ponto de base é igual a 1/100 de 1%, portanto 25 pontos de base seria igual a 1/4 de 1%, ou 0,0025.
Os pontos de base são geralmente utilizados quando se referem a alterações nas taxas de juro, rendimentos de obrigações, e outros indicadores financeiros. A vantagem de usar pontos de base é que permite comparações mais precisas entre diferentes taxas ou rendimentos. Por exemplo, uma alteração nas taxas de juro de 5% para 6% é um aumento de 100 pontos de base. No entanto, se exprimíssemos esta alteração como percentagem, seria um aumento de 20%. Assim, a utilização de pontos de base pode fornecer uma imagem mais precisa da magnitude de uma alteração.
200% é igual a 2.000 pontos de base.