Fonte de energia

Uma fonte de alimentação é o componente de hardware que fornece eletricidade para alimentar computadores e outros dispositivos. Ele converte a corrente elétrica extraída de uma fonte de energia, como uma tomada, bateria ou gerador, para o formato correto e a passa para um dispositivo. Ele também regula a tensão que passa pela máquina para evitar o superaquecimento. As fontes de alimentação às vezes são abreviadas como PS ou P / S, PSU (unidade de fonte de alimentação).

As fontes de alimentação são classificadas em termos do número de watts que geram. Quanto mais potente for o computador, mais watts ele pode fornecer aos componentes.

Conversão de energia

As fontes de alimentação convertem os formatos de eletricidade extraídos de fontes de energia para corresponder ao formato exigido pelas máquinas que alimentam. Existem dois tipos principais de fontes de alimentação que diferem de acordo com a conversão. O tipo mais comum de fonte de alimentação converte a corrente alternada (AC) da fonte de alimentação em corrente contínua (DC), chamada de fontes de alimentação AC-DC. Fontes de alimentação DC-DC são menos comuns. Eles são freqüentemente usados ​​para conectar dispositivos elétricos a fontes de energia de bateria, como tomadas de automóveis ou outras fontes que fornecem corrente CC. No geral, a maioria das fontes de alimentação fornece CA.

Voltagem

As fontes de energia emitem uma tensão de saída consistente. No entanto, alguns dispositivos requerem mais voltagem para operar, enquanto outros que requerem um nível mais baixo de voltagem podem não ser capazes de lidar com essa saída sem superaquecimento. As fontes de alimentação aumentam ou diminuem a saída de tensão para corresponder aos requisitos de uma determinada máquina.

Componentes de uma fonte de alimentação

As fontes de alimentação consistem em quatro componentes principais, cada um desempenhando uma função específica:

  • Os transformadores regulam a tensão de entrada. Eles aumentam ou diminuem a tensão para corresponder aos requisitos do dispositivo.
  • Os retificadores convertem a CA de entrada em CC. Estes vêm como meia onda, onda completa ou ponte.
  • Os filtros suavizam as ondas da corrente depois que ela é convertida para DC. A potência desregulada produzida pelo filtro é muito mais suave, mas não completamente plana.
  • Os reguladores de tensão concluem o trabalho do filtro reduzindo quaisquer ondulações remanescentes na tensão que possam levar a quedas de energia ou superaquecimento.

Interno vs. externo

As fontes de alimentação podem ser internas ou externas. A maioria dos computadores desktop possui fontes de alimentação internas que se conectam diretamente à placa-mãe. Dispositivos menores, como laptops ou discos rígidos externos, usam fontes de alimentação externas para carregar as baterias alojadas dentro deles.