O Windows Defender é uma ferramenta anti-malware integrada no Windows 8 da Microsoft e nos sistemas operacionais mais recentes, projetada para proteger os computadores contra vírus, spyware e outras formas de malware.
Embora o Windows Defender não possa ser baixado ou usado em versões do Windows anteriores ao Windows 8, a Microsoft oferece um predecessor do Windows Defender chamado Microsoft Security Essentials, que pode ser baixado gratuitamente e usado nos sistemas operacionais Windows Vista e Windows 7.
Windows Defender vs. Microsoft Security Essentials
Essas duas ferramentas de software de segurança da Microsoft oferecem proteção em tempo real contra vírus, rootkits, spyware e outros softwares mal-intencionados, bem como recursos como varredura e limpeza de sistema online e offline. Um recurso importante de diferenciação, porém, é que apenas o Windows Defender oferece proteção aprimorada contra rootkits e bootkits.
O Windows Defender é executado principalmente em segundo plano, notificando apenas os usuários quando uma ação específica precisa ser realizada. Os usuários também podem executar varreduras sob demanda, se desejado, ou atualizar manualmente a ferramenta com os arquivos de definição de segurança mais recentes.
O que é o Windows Defender offline?
A Microsoft também oferece uma versão do Windows Defender chamada Windows Defender Offline que pode ser usada por meio de uma unidade flash USB ou CD / DVD para ajudar a detectar e remover tipos específicos de malware projetados para impedir que os usuários acessem o Windows Defender e outros tipos de software anti-malware.