Desenvolvimento da Web é o processo de construção e manutenção de um site para a Internet ou intranet que é acessado por meio de um navegador da Web e hospedado em um servidor, seja em hardware local ou na nuvem. Isso inclui tudo, desde páginas da web de texto simples até aplicativos da web complexos.
Os métodos principais ao desenvolver um site incluem codificação e marcação da web. No entanto, há uma infinidade de tarefas de desenvolvimento que também fazem parte do desenvolvimento web, como scripts, configuração de segurança, desenvolvimento de conteúdo e infraestrutura de comércio eletrônico.
Codificação
Os desenvolvedores da Web criam sites codificando em diferentes linguagens de programação Essas linguagens consistem em vocabulários, sintaxes e comandos exclusivos que definem a representação visual e a funcionalidade dos sites. A linguagem usada para o desenvolvimento depende da plataforma, sistema operacional ou estilo do site. Algumas das linguagens de codificação mais comuns incluem o seguinte:
- HTML
- CSS
- JavaScript
- Python
- C / C ++
- C#
Todas essas linguagens de codificação se enquadram em duas categorias, desenvolvimento front-end e back-end.
Desenvolvimento front-end vs back-end
Front-end
O desenvolvimento front-end, também conhecido como client-side, é usado para construir o layout, design e interatividade de um website. O desenvolvimento front-end é usado para definir como um site exibe vídeos, imagens, texto e gráficos. Ele também define a interação frontal, como minimizar e maximizar ativos visuais, destacando texto e preenchendo campos de formulário. O desenvolvimento front-end utiliza as linguagens de programação HTML, CSS e Javascript.
Back-end
O desenvolvimento de back-end, ou do lado do servidor, cria a infraestrutura digital e a funcionalidade dos bastidores de um site para garantir que ele funcione sem problemas. O back-end é composto pelo servidor no qual o site está hospedado, um aplicativo que opera o site e um banco de dados que armazena os dados do site. Os desenvolvedores podem usar uma variedade de linguagens de programação para desenvolvimento de back-end, pois os servidores podem ser configurados para entender virtualmente qualquer linguagem.
Os desenvolvedores que são capazes de realizar tarefas de desenvolvimento de fonte e back-end são chamados de desenvolvedores Full-Stack.
Sistema de gerenciamento de conteúdo
Os sites podem ser construídos do zero, mas muitos desenvolvedores optam por usar aplicativos da web para criar e gerenciar conteúdo no site chamados sistemas de gerenciamento de conteúdo (CMS), como WordPress ou Drupal. Esses sistemas otimizam o desenvolvimento da web, fornecendo blocos de construção que criam a estrutura de um site. Plug-ins e add-ons permitem que os desenvolvedores expandam a funcionalidade que podem construir em sites sem a necessidade de codificar tudo.