A Netscape Communications foi uma popular empresa de serviços de informática na década de 1990 que oferecia um navegador da web, o Navigator. Ele foi originalmente chamado de Mosaic antes de ser renomeado como Navigator e rapidamente se tornou um sucesso com o crescente interesse na World Wide Web. Muitas versões do Netscape incluem funcionalidades para navegação, criação de páginas HTML, e-mail e leitura de grupos de notícias.
O Netscape era predominantemente popular em termos de número de usuários e usabilidade, mas foi rapidamente invadido pelo Internet Explorer (IE) da Microsoft. Com o tempo, o IE investiu capital em programação que acabou resultando em um navegador mais estável em comparação com a versão carregada de recursos do Netscape.
Componentes do Netscape
O Netscape incluiu os seguintes componentes:
- Netscape Navigator
Muitas vezes as pessoas dizem Netscape, mesmo que se refiram apenas ao navegador. No entanto, Netscape Navigator refere-se ao navegador no pacote de programas Netscape.
- Netscape Mail
Isso serviu como o aplicativo para mensagens de e-mail e leitura de grupos de notícias da Usenet. Ele permitiu aos usuários acessar e gerenciar várias contas de e-mail em um só lugar.
- Netscape Composer
Isso foi projetado para criar documentos baseados em HTML para a web. Os usuários criaram tabelas ou listas e adicionaram links e imagens a outras páginas usando os botões da barra de ferramentas do Netscape Composer.
- AOL Instant Messenger integrado (AIM)
Este recurso permite que os usuários se comuniquem com qualquer pessoa que use o AIM. O AIM era compatível com a versão autônoma do AOL Instant Messenger.
Por que o Netscape falhou?
Além de seu navegador repleto de recursos, aqui estão os principais motivos pelos quais o Netscape falhou:
- Estratégia de produto ruim
Depois que a Netscape lançou o Netscape 4.0, eles decidiram reescrever o código do zero. Como resultado, o 5.0 nunca foi lançado e o 6.0 foi lançado prematuramente devido às pressões da AOL. Isso deu aos concorrentes a vantagem de tempo para dominar o mercado.
- Pobre planejamento de produto
A Netscape ficou muito absorta em competir com o Internet Explorer que continuou adicionando recursos sem interrupções, evitando o tempo de re-arquitetura para a equipe. A base do código ficou emaranhada, dificultando o tratamento do Controle de Qualidade.