Um Código de Produto Universal (UPC) é um número exclusivo de 12 dígitos atribuído à mercadoria de varejo que identifica o produto e o fornecedor que vende o produto. O UPC em um produto é colocado em prática pelo fabricante e normalmente aparece adjacente ao código de barras do item, a representação legível por máquina do UPC. Os UPCs são amplamente usados por muitos países, incluindo Estados Unidos, União Europeia, Austrália, Nova Zelândia e Canadá.
Verificação de dígito de verificação UPC
Os primeiros seis dígitos do UPC são o número de identificação exclusivo do fornecedor. Todos os produtos que um fornecedor vende terão os mesmos seis primeiros dígitos em seus UPCs. Os próximos cinco dígitos são o número de referência exclusivo do produto que identifica o produto na linha de produtos de qualquer fornecedor. O último número é chamado de dígito de verificação usado para verificar se o UPC desse produto específico está correto.
A verificação do dígito verificador funciona assim, usando o UPC 438571639853 como um exemplo:
- Os dígitos nas posições ímpares são somados: 4 + 8 + 7 + 6 + 9 + 5 = 39
- Esse número é multiplicado por 3: 39 x 3 = 117
- Os dígitos nas posições pares (exceto para o 12º dígito) são somados: 3 + 5 + 1 + 3 + 8 = 20
- Esta soma é adicionada ao valor na etapa 2: 117 + 20 = 137
- O dígito de verificação é o número que quando adicionado a essa soma (137) equivale a um múltiplo de 10: 137 + 3 = 140, portanto, o dígito de verificação para o UPC acima é 3, que aparece como o último dígito do UPC.
Cada vez que um UPC é lido, normalmente por um scanner lendo o código de barras, esse cálculo é feito. Se o dígito de verificação for diferente daquele calculado, o computador saberá que há algo errado com o UPC.
UPC vs. SKU
Ao contrário dos UPCs impressos pelo fabricante que são padronizados independentemente do varejista, as unidades de manutenção de estoque (SKUs) dependem da loja individual que está vendendo o produto do fabricante. Eles são designados pelo varejista e usados para controlar o estoque. Muitos varejistas usam o UPC do item como seu SKU para simplificar, mas às vezes o SKU será diferente se o fabricante alterou o UPC de um item após ele ter sido recebido pelo varejista.
Como obter um código UPC
Qualquer pessoa que deseje usar o sistema UPC deve primeiro solicitar os direitos por meio do GS1 (antigo Uniform Code Council), a organização internacional responsável pela administração de UPCs e outros padrões. GS1 aprova o prefixo da empresa, um código de 6 a 9 dígitos que será usado em cada UPC criado pelo fabricante. Em seguida, o fabricante cria um número para cada produto exclusivo de modo que o código tenha 11 dígitos e gere um dígito de verificação usando as etapas acima para criar o UPC completo de 12 dígitos.