Controladores de entrega de aplicativos (ADCs) são uma evolução dos balanceadores de carga de servidor (SLB) que combinam recursos de balanceamento de carga tradicionais com recursos como verificações automáticas de integridade de aplicativos, descarregamento de SSL, recursos de proxy e proxy reverso, armazenamento em cache de RAM, reutilização de TCP, aplicativo da web e DNS firewalls (WAF e DAF) e gerenciamento de acesso a aplicativos (AAM).
Juntos, esses recursos em um Controlador de entrega de aplicativos funcionam para garantir que os aplicativos e redes de data center de uma empresa permaneçam altamente disponíveis, acelerados e seguros. No coração de um Application Delivery Controller estão seus recursos de balanceamento de carga, que distribuem automaticamente o processamento e as comunicações de maneira uniforme em redes de computadores e servidores para que nenhum dispositivo fique sobrecarregado, evitando possível tempo de inatividade ou degradação de desempenho.
Origem do termo Application Delivery Controller e fornecedores ADC
Application Delivery Controller e o termo relacionado Application Delivery Network (ADN) foram identificadores de marketing promovidos pela F5 Networks e, posteriormente, por fornecedores ADC concorrentes para representar soluções de hardware e software que fornecem inteligência de front-end para facilitar e otimizar os fluxos de aplicativos do cliente para servidor e de volta ao cliente.
Controladores de entrega de aplicativos estão disponíveis atualmente em uma ampla variedade de fornecedores, incluindo principalmente F5 Networks, Citrix, KEMP Technologies e Fortinet. Outra empresa de rede bem conhecida, a Cisco, foi um player importante no setor de ADC até 2012, quando decidiu sair do mercado de ADC.