O carregamento sem fio refere-se à tecnologia e aos padrões que permitem aos consumidores carregar dispositivos eletrônicos como smartphones, tablets e produtos de computação vestíveis sem a necessidade de fios físicos.
O carregamento sem fio é possível pelo princípio da indução eletromagnética, em que bobinas de fio em um dispositivo de carregamento criam um campo magnético. Uma corrente elétrica fluindo através deste campo magnético pode induzir uma corrente em uma bobina de fio adjacente que pode fazer parte de um circuito de carga da bateria em um dispositivo eletrônico, permitindo que a energia da bateria do dispositivo seja reabastecida.
Embora o carregamento sem fio seja mais conveniente do que o carregamento tradicional com fio, ele geralmente o faz em detrimento da eficiência. Na maioria dos casos, o carregamento sem fio é de apenas 60% a 70% tão eficiente quanto o carregamento com um fio físico, resultando em tempo adicional necessário para carregar totalmente um dispositivo.
O carregamento sem fio pode assumir duas formas: carregamento indutivo ou fortemente acoplado, no qual um dispositivo eletrônico precisa ser posicionado com precisão em uma base de carregamento sem fio para poder ser carregado; e carregamento por ressonância magnética, ou fracamente acoplado, no qual vários dispositivos podem ser carregados de uma vez, sem a necessidade de colocar o (s) dispositivo (s) em um local e posição específicos.
Três tecnologias de carregamento sem fio competindo por participação no mercado
Existem três tecnologias principais competindo no cenário de carregamento sem fio. O padrão Qi do Wireless Power Consortium emergiu como um líder global no carregamento sem fio, enquanto a tecnologia PowerMat da Power Matters Alliance ganhou destaque nos Estados Unidos. Um terceiro jogador em carregamento sem fio, Rezence, é apoiado pela Alliance for Wireless Power (A4WP).
A Power Matters Alliance e o A4WP concordaram em compartilhar suas especificações em fevereiro de 2014 para ajudar a competir com o padrão Qi. Com a união de forças das duas alianças, os fabricantes podem usar padrões fracamente acoplados e fortemente acoplados em seus produtos de carregamento sem fio sem que os clientes precisem se preocupar com incompatibilidades de dispositivos e estações de carregamento sem fio.
E, à medida que os padrões como Qi e PowerMat evoluíram, eles adicionaram suas próprias tecnologias para fornecer recursos fracamente acoplados e fortemente acoplados no mesmo padrão.