O PowerShell Direct permite que os administradores de sistema executem comandos do PowerShell dentro de uma máquina virtual (VM) do sistema operacional host sem ter que lidar com problemas comuns de rede.
O PowerShell Direct executará comandos do PowerShell remotamente no sistema operacional convidado de uma máquina virtual (VM) com configuração zero e sem a necessidade de se preocupar com políticas de segurança, configurações de firewall e configuração de rede do host. Como resultado, o PowerShell Direct funcionará mesmo na ausência de rede da VM convidada ou se a comunicação remota do PowerShell estiver desabilitada na VM convidada.
A Microsoft desenvolveu o PowerShell Direct para tornar mais fácil para as administrações do Hyper-V automatizar e criar scripts de gerenciamento e configuração de máquina virtual. Os administradores de servidor podem executar o PowerShell Direct como uma sessão interativa ou executando um conjunto de cmdlets do PowerShell.
Usando Limitações Diretas e Atuais do PowerShell
O PowerShell Direct utiliza o protocolo PowerShell Remoting (MS-PSRP) para facilitar o gerenciamento e a configuração da VM. Para criar uma sessão do PowerShell Direct em uma VM, as seguintes condições precisam ser atendidas:
- A máquina virtual deve estar rodando localmente no host e inicializada
- O administrador deve estar conectado ao computador host como administrador do Hyper-V
- O administrador deve fornecer credenciais de usuário válidas para a máquina virtual
- O sistema operacional host deve estar executando o Windows 10, Windows Server 2016Technical Preview ou versões posteriores dos sistemas operacionais
- A máquina virtual deve executar o Windows 10, Windows Server 2016 Technical Preview ou versões posteriores dos sistemas operacionais
O cmdlet Get-VM pode ser usado para garantir que as credenciais usadas tenham as funções de administrador do Hyper-V e também para obter uma lista de quais máquinas virtuais estão sendo executadas localmente no host e inicializadas.
Em termos de limitações, o PowerShell Direct tem suporte atualmente apenas no Windows Server 2016 e Windows 10, portanto, as máquinas virtuais no Windows Server 2012 R2 e sistemas operacionais anteriores não serão capazes de aceitar comandos do PowerShell Direct. Além disso, o PowerShell Direct só pode enviar comandos para as VMs locais de um host Hyper-V.