Arquivo de configuração

Um arquivo de configuração contém instruções que controlam as configurações básicas para sistemas e aplicativos de computador. Quando um programa de computador é executado, os arquivos de configuração fornecem parâmetros para a operação do programa. O programa verificará o arquivo de configuração para que possa dizer ao computador como executar o programa. Os nomes de arquivo de configuração comuns incluem .cnf, .conf e .cfg. Windows, Mac e Linux executam arquivos de configuração diferentes.

Editando arquivos de configuração

Como muitos arquivos de configuração executam texto padrão, os usuários podem criar arquivos manualmente e editá-los para alterar a forma como o programa é executado. Os sistemas operacionais têm seus próprios editores de texto nos quais os usuários podem editar o arquivo, embora às vezes seja necessário ser um administrador do sistema. Existem também muitos editores de texto de terceiros que os usuários também podem baixar, principalmente se desejam criar configurações mais avançadas. Algumas alterações podem ser bloqueadas devido às permissões do usuário. As permissões podem ser corrigidas alterando o status do usuário para admin ou erros cometidos durante a edição do arquivo.

Alguns sistemas operacionais permitem arquivos de configuração de aplicativos para aplicativos específicos. Ao projetar um arquivo de configuração de aplicativo, os usuários podem contornar as instruções padrão do aplicativo, conhecidas como redirecionamento.

Conteúdo do arquivo de configuração

O conteúdo do arquivo de configuração geralmente se enquadra em quatro tipos de conteúdo:

  • Comentários: mecanismo para os desenvolvedores comunicarem comportamentos e ações. Essencial, mas não afeta o comportamento do arquivo.
  • Sinalizadores: controla quais opções são ativadas e desativadas no aplicativo ou sistema
  • Configurações: Atribuição de constantes a informações variáveis, permitindo a definição de parâmetros operacionais.
  • Caminhos: usados ​​para estipular dispositivos de armazenamento, locais de pastas e nomes de arquivos específicos.