O Windows XP é um sistema operacional que a Microsoft lançou em 2001. Ele serviu como uma inovação do kernel do Windows NT e um sucessor do Windows Me (para consumidores) e do Windows 2000 (para empresas). Ele foi finalmente sucedido pelo Windows Vista em 2006.
Como a maioria dos outros sistemas operacionais Windows, o XP foi disponibilizado em duas versões: Home Edition (somente 32 bits) e Professional Edition (32 ou 64 bits). A mobilidade era o foco principal em todas as facetas da tecnologia na época, então ambas as versões do XP incluíam suporte para recursos plug-and-play, bem como conectividade de rede sem fio usando o padrão de segurança sem fio 802.11x. Ambas as versões também estavam disponíveis como uma licença completa ou uma atualização para um sistema operacional Windows existente.
História do Windows XP
Antes de seu lançamento oficial em 2001, o XP tinha sido desenvolvido como dois projetos separados (chamados “Odyssey” e “Neptune”) até serem consolidados sob o título “Whistler”. A intenção era mesclar as linhas anteriormente distintas de sistemas operacionais de nível empresarial e de consumidor, encerrando efetivamente o desenvolvimento do MS-DOS.
O slogan de marketing do XP em 2001 era originalmente “Prepare to Fly”, mas os ataques de 11 de setembro nos Estados Unidos fizeram a Microsoft mudar a mensagem para “Yes You Can” para evitar qualquer repercussão negativa. O lançamento foi imediatamente considerado um sucesso. Muitos usuários elogiaram sua facilidade de uso, estabilidade e benefícios de desempenho, entre outros benefícios.
O lançamento inicial do Windows XP foi seguido pelo lançamento do Windows XP 64-Bit Edition (v2002) e do Windows XP 64-Bit Edition (v2003). O Windows XP Media Center Edition também foi lançado em 2002 para sistemas de home theater e ambientes de entretenimento semelhantes. Inclui suporte para gravador de vídeo digital (DVR) e conteúdo multimídia expandido.
Em 2014, a Microsoft anunciou que encerraria o suporte ao Windows XP. Essa mudança teve um impacto significativo sobre os usuários corporativos e governamentais, e rapidamente surgiram relatórios de problemas de compatibilidade, bem como uma série de vulnerabilidades de segurança que não seriam mais tratadas com atualizações ou patches do sistema. Como resultado, muitos usuários pesaram esses riscos em relação ao custo de atualização para um novo sistema operacional e a curva de aprendizado que a acompanha. Hoje, menos de 1% dos dispositivos ainda funcionam no Windows XP.
Recursos do Windows XP
O lançamento do XP foi considerado o lançamento mais significativo do Windows desde o Windows 95. Abreviação de “experiência”, o Windows XP naturalmente introduziu um foco maior na interface do usuário; além de uma aparência e comportamento atualizados, o XP forneceu um ambiente mais estável e confiável do que as versões anteriores do Windows. Outros recursos do Windows XP incluem:
- As atualizações automáticas
- Suporte para Internet Explorer 6
- Windows Messenger
- Suporte multilíngue (Professional Edition)
- Remote Desktop (Professional Edition)
- Menu Iniciar atualizado, incluindo suporte para agrupamento de janelas, listas de itens fixos, etc.
- Funcionalidades de inicialização, logon, logoff, hibernação e troca de usuário mais rápidas