Big data

Big Data é uma frase usada para significar um grande volume de dados estruturados e não estruturados que é tão grande que é difícil processar usando técnicas tradicionais de banco de dados e software. Na maioria dos cenários corporativos, o volume de dados é muito grande, se move muito rápido ou excede a capacidade de processamento atual.

Decisões Inteligentes

O Big Data tem o potencial de ajudar as empresas a melhorar as operações e tomar decisões mais rápidas e inteligentes. Os dados são coletados de várias fontes, incluindo e-mails, dispositivos móveis, aplicativos, bancos de dados, servidores e outros meios. Esses dados, quando capturados, formatados, manipulados, armazenados e depois analisados, podem ajudar uma empresa a obter informações úteis para aumentar as receitas, obter ou reter clientes e melhorar as operações.

Big Data é um volume ou uma tecnologia?

Embora o termo pareça fazer referência ao volume de dados, nem sempre é esse o caso. O termo big data, especialmente quando usado por fornecedores, pode se referir à tecnologia (que inclui as ferramentas e processos), que uma organização necessita para lidar com grandes quantidades de dados e instalações de armazenamento. Acredita-se que o termo tenha se originado com empresas de pesquisa na web que precisavam consultar agregações muito grandes e distribuídas de dados mal estruturados.

Um Exemplo

Um exemplo de big data pode ser petabytes (1,024 terabytes) ou exabytes (1,024 petabytes) de dados que consistem em bilhões a trilhões de registros de milhões de pessoas de diferentes fontes (por exemplo, Web, vendas, central de atendimento ao cliente, mídia social, dados móveis e assim por diante). Os dados normalmente são dados estruturados de maneira imprecisa que geralmente são incompletos e inacessíveis.

Conjuntos de dados de negócios

Ao lidar com conjuntos de dados maiores, as organizações enfrentam dificuldades para criar, manipular e gerenciar big data. Big Data é particularmente um problema na análise de negócios porque as ferramentas e procedimentos padrão não são projetados para pesquisar e analisar grandes conjuntos de dados.

Leitura recomendada: Veja a frase relacionada Análise de Big Data.