Maquina de fax

Abreviatura de Faculdademáquina imile, um dispositivo que pode enviar ou receber fotos e texto por uma linha telefônica. As máquinas de fax funcionam digitalizando uma imagem - dividindo-a em uma grade de pontos. Cada ponto está ativado ou desativado, dependendo se é preto ou branco. Eletronicamente, cada ponto é representado por um bit que tem um valor de 0 (desligado) ou 1 (ligado). Desta forma, o aparelho de fax converte uma imagem em uma série de zeros e uns (chamados de bitmap) que podem ser transmitidos como dados normais de computador. No lado receptor, uma máquina de fax lê os dados recebidos, converte os zeros e uns de volta em pontos e reimprime a imagem.

A ideia das máquinas de fax existe desde 1842, quando Alexander Bain inventou uma máquina capaz de receber sinais de um fio telegráfico e traduzi-los em imagens no papel. Em 1850, um inventor londrino chamado FC Blakewell recebeu a patente de uma máquina semelhante, que ele chamou de telégrafo de cópia.

Mas, embora a ideia dos aparelhos de fax exista desde 1800, os aparelhos de fax não se tornaram populares até meados dos anos 1980. A centelha que deu início à revolução do fax foi a adoção, em 1983, de um protocolo padrão para o envio de fax a taxas de 9,600 bps. O padrão foi criado pela organização de padrões CCITT e é conhecido como Group 3standard. Agora, os faxes são comuns em escritórios de todos os tamanhos. Eles fornecem um método barato, rápido e confiável para transmitir correspondência, contratos, resumos, notas manuscritas e ilustrações.

Uma máquina de fax consiste em um scanner óptico para digitalizar imagens em papel, uma impressora para imprimir mensagens de fax recebidas e um telefone para fazer a conexão. O scanner óptico geralmente não oferece a mesma qualidade de resolução que os scanners independentes. Algumas impressoras em aparelhos de fax são térmicas, o que significa que requerem um tipo especial de papel.

Todas as máquinas de fax estão em conformidade com o protocolo CCITT Grupo 3. (Há um novo protocolo chamado Grupo 4, mas requer linhas ISDN.) O protocolo do Grupo 3 oferece suporte a duas classes de resolução: 203 por 98 dpi e 203 por 196 dpi. O protocolo também especifica uma técnica de compressão de dados e uma velocidade máxima de transmissão de 9,600 bps.

Alguns dos recursos que diferenciam uma máquina de fax de outra incluem o seguinte:

  • Velocidade: aparelhos de fax transmitem dados em taxas diferentes, de 4,800 bps a 28,800 bps. Uma máquina de fax de 9,600 bps normalmente requer de 10 a 20 segundos para transmitir uma página.
  • tipo de impressora: A maioria dos aparelhos de fax usa uma impressora térmica que requer papel especial que tende a ficar amarelo ou marrom após um período. Os aparelhos de fax mais caros têm impressoras que podem imprimir em papel comum normal.
  • Tamanho do papel:O papel térmico usado na maioria dos aparelhos de fax vem em dois tamanhos básicos: 8.5 polegadas de largura e 10.1 polegadas de largura. Algumas máquinas aceitam apenas papel de tamanho estreito.
  • cortador de papel: A maioria dos aparelhos de fax inclui um cortador de papel porque o papel térmico que a maioria dos aparelhos de fax usa vem em rolos. Os modelos mais baratos e os faxes portáteis, no entanto, podem não incluir um cortador de papel.
  • alimentação de papel : A maioria dos aparelhos de fax possui alimentação de papel para que você possa enviar documentos de várias páginas sem alimentar manualmente cada página no aparelho.
  • discagem automática: aparelhos de fax vêm com uma variedade de recursos de discagem. Alguns permitem que você programe o fax para enviar um documento no futuro para que você possa aproveitar as tarifas telefônicas mais baixas.
  • Como alternativa às máquinas de fax independentes, você também pode montar um sistema de fax adquirindo separadamente um modo de fax e um scanner óptico. Você pode nem precisar do scanner óptico se os documentos que deseja enviar já estiverem em formato eletrônico.