Um olhar em profundidade sobre as diferenças entre a Declaração de Operações e a Declaração de Rendimentos

Introdução às declarações de operações e declarações de receitas

Uma declaração de operações é um relatório financeiro que mostra as despesas e receitas de uma empresa durante um determinado período de tempo. É também conhecido como declaração de rendimentos, declaração de rendimentos, ou declaração de lucros e perdas. Uma declaração de rendimentos é um relatório financeiro que descreve os ganhos de uma empresa após impostos, e é também conhecida como uma declaração de rendimentos líquidos. Embora ambas as declarações sejam utilizadas para medir o desempenho financeiro de uma empresa, existem várias diferenças importantes entre elas.

Definição de declarações de operações

Uma declaração de operações é um relatório financeiro que esboça as receitas e despesas de uma empresa. É utilizado para acompanhar o desempenho de uma empresa durante um período de tempo reportado, geralmente um trimestre ou um ano. Inclui receitas operacionais e não operacionais, e pode ser utilizado para comparar o desempenho de uma empresa com a média da indústria.

Definição de declarações de rendimentos

Uma declaração de rendimentos é um relatório financeiro que descreve o rendimento líquido após impostos de uma empresa. É utilizada para acompanhar o desempenho de uma empresa durante um período de tempo reportado, geralmente um trimestre ou um ano. Inclui tanto o rendimento operacional como o não operacional, e pode ser utilizado para comparar o desempenho de uma empresa com a média da indústria.

Diferenças de formato e layout

O formato e layout das declarações de operações e declarações de rendimentos são bastante diferentes. A declaração de operações tem tipicamente duas secções: rendimentos de exploração e rendimentos não operacionais. A secção de rendimentos operacionais inclui itens tais como vendas e custo dos bens vendidos, enquanto que a secção de rendimentos não operacionais inclui itens tais como rendimentos de juros e ganhos com a venda de investimentos. A declaração de rendimentos, por outro lado, tem apenas uma secção, que é o rendimento líquido após impostos.

Declaração de receitas e despesas

A declaração de operações e a declaração de rendimentos têm diferentes formas de declaração de receitas e despesas. A declaração de operações inclui receitas operacionais e não operacionais, enquanto que a declaração de receitas inclui apenas as receitas operacionais. A declaração de operações inclui também todas as despesas, enquanto que a declaração de receitas inclui apenas as despesas directamente relacionadas com a geração de receitas.

Depreciação e Amortização

A declaração de operações inclui a depreciação e amortização, enquanto que a declaração de rendimentos não inclui. As depreciações e amortizações são despesas não monetárias que são utilizadas para repartir o custo de um activo a longo prazo pela sua vida útil. São reportadas na declaração de operações, mas não são incluídas na declaração de rendimentos.

Receitas e despesas não operacionais

A declaração de operações inclui tanto as receitas operacionais como as não operacionais, enquanto que a declaração de receitas inclui apenas as receitas operacionais. As receitas e despesas não operacionais incluem itens como rendimentos de juros, ganhos com a venda de investimentos, e ganhos ou perdas cambiais.

Despesas de capital e outros investimentos

A declaração de operações inclui despesas de capital e outros investimentos, enquanto que a declaração de rendimentos não inclui. As despesas de capital são despesas de dinheiro utilizadas para comprar activos a longo prazo, tais como edifícios e equipamento. Outros investimentos incluem itens tais como acções, obrigações, e fundos mútuos.

Conclusão

A declaração de operações e a declaração de rendimentos são ambas utilizadas para medir o desempenho de uma empresa. Embora ambos sejam relatórios financeiros importantes, existem várias diferenças importantes entre eles. A declaração de operações inclui tanto os rendimentos operacionais como os não operacionais, enquanto que a declaração de rendimentos inclui apenas os rendimentos operacionais. A declaração de operações inclui também todas as despesas, enquanto que a declaração de receitas inclui apenas as despesas directamente relacionadas com a geração de receitas. Finalmente, a declaração de operações inclui a depreciação e amortização, enquanto que a declaração de rendimentos não inclui.

FAQ
O que é uma declaração de operações?

Uma declaração de operações é uma declaração financeira que resume as receitas e despesas de uma empresa durante um determinado período de tempo. Esta declaração pode ser utilizada para acompanhar o desempenho financeiro de uma empresa ao longo do tempo e para a comparar com outras empresas da sua indústria. A declaração de funcionamento é também conhecida como a declaração de rendimentos.

Qual é a diferença entre o rendimento e o rendimento operacional?

O rendimento de exploração é uma medida da rentabilidade de uma empresa a partir das suas actividades comerciais principais. Exclui despesas com juros, impostos, e outros itens únicos. Os rendimentos, por outro lado, são os ganhos totais de uma empresa de todas as fontes, incluindo juros, impostos, e itens isolados.

Uma declaração operacional é uma declaração de rendimentos?

A demonstração de resultados, também chamada demonstração de rendimentos, é uma das três demonstrações financeiras primárias utilizadas pelas empresas para acompanhar o seu desempenho financeiro. A demonstração de resultados acompanha as receitas e despesas de uma empresa durante um período de tempo específico, normalmente um ano fiscal. A demonstração de resultados pode ser utilizada para acompanhar o desempenho financeiro global de uma empresa, bem como para identificar tendências nas suas receitas e despesas.