Unallocated significa que o espaço de armazenamento de um disco rígido não está actualmente a ser utilizado pelo sistema ou por quaisquer outras aplicações. Isto pode ser causado pela desconexão física da unidade, reformatação, ou eliminação de partições. O espaço não atribuído pode ser utilizado para criar partições adicionais na unidade ou para expandir as partições existentes. O estado não alocado é frequentemente o resultado de um disco rígido estar incorrectamente configurado ou danificado.
A principal diferença entre espaço não atribuído e espaço não utilizado num disco rígido é que o espaço não atribuído foi designado como pronto para utilização, enquanto que o espaço não utilizado ainda faz parte de uma partição existente. O espaço não atribuído está disponível para ser atribuído a uma partição, enquanto que o espaço não utilizado não é. O espaço não alocado pode ser utilizado para criar uma nova partição, expandir uma partição existente, ou uma combinação de ambas.
A principal diferença entre espaço não atribuído e espaço livre é que o espaço livre não é designado para utilização, enquanto que o espaço não atribuído está pronto a ser utilizado. O espaço não alocado pode ser utilizado para criar uma nova partição ou expandir uma já existente. O espaço livre não está associado a nenhuma partição activa e deve ser atribuído a uma partição antes de poder ser utilizado.
Alocar espaço não alocado num disco rígido é um processo bastante simples. Para alocar espaço não alocado, utilize uma ferramenta de particionamento como a Gestão de Disco do Windows ou um utilitário de terceiros. O processo envolve a criação de uma nova partição a partir do espaço não alocado ou a expansão de uma partição existente, adicionando o espaço não alocado.
As causas potenciais de espaço não atribuído num disco rígido podem variar desde a desconexão física da unidade até à reformatação ou eliminação de partições. Também pode ser causado por configuração incorrecta da unidade ou por danos na unidade.
A recuperação de dados de um disco rígido não alocado é possível com a ajuda de software de recuperação de dados. O software de recuperação de dados pode localizar e recuperar ficheiros apagados ou perdidos a partir do espaço não atribuído na unidade. É importante notar que a recuperação de dados de um disco rígido não atribuído nem sempre é bem sucedida, por isso é importante ter uma cópia de segurança de dados importantes.
A utilização de espaço não alocado num disco rígido pode proporcionar vários benefícios. Pode ser utilizado para criar partições adicionais, expandir partições existentes, ou uma combinação de ambas. Isto pode ser benéfico para pessoas que precisam de armazenar uma grande quantidade de dados mas não têm espaço suficiente nas suas partições existentes.
A utilização de espaço não alocado num disco rígido pode apresentar riscos potenciais. Por exemplo, se a unidade for danificada ou mal configurada, pode levar à perda ou corrupção de dados. Por conseguinte, é importante ter cuidado ao atribuir espaço não atribuído e ter uma cópia de segurança de dados importantes antes de fazer quaisquer alterações.
Assumindo que gostaria de activar um disco rígido não alocado para que possa armazenar ficheiros nele, existem algumas formas diferentes de o fazer. Uma maneira é criar uma nova partição no disco rígido não alocado. Para o fazer, pode utilizar um utilitário como o Disk Management in Windows ou o Disk Utility in macOS. Outra forma é formatar o disco rígido não atribuído, o que o permitirá para utilização mas também apagará quaisquer dados existentes na unidade. Para formatar um disco rígido, pode usar novamente o Gestor de Disco ou o Utilitário de Disco. Finalmente, também pode utilizar ferramentas de particionamento e formatação de terceiros para activar e utilizar um disco rígido não alocado.
Se o seu disco rígido não estiver alocado, significa que não tem uma tabela de partições válida. Para corrigir isto, terá de criar uma nova tabela de partições na unidade.
Existem algumas formas de o fazer, mas a mais fácil é utilizar uma ferramenta como o gparted. Uma vez instalado o gparted, lance-o e seleccione o disco rígido não atribuído a partir da lista de dispositivos.
Clique no botão "Criar" e seleccione "MS-DOS" como o tipo de partição. Escolha o tamanho da partição e clique em "Aplicar".
O seu disco rígido deve agora estar novamente utilizável.
Para instalar um disco não alocado a um disco existente, terá de utilizar uma ferramenta de gestão de disco para criar primeiro uma nova partição no disco não alocado. Uma vez criada a nova partição, poderá então formatá-la e atribuir-lhe uma letra de unidade. Neste momento, o disco não atribuído será utilizável como qualquer outro disco do seu sistema.
Se o seu disco rígido não estiver inicializado e não alocado, terá de utilizar um software de recuperação de dados para recuperar os seus dados. Existem muitos programas de software de recuperação de dados disponíveis, pelo que terá de escolher um que seja compatível com o seu sistema operativo e o seu disco rígido. Depois de ter escolhido um software de recuperação de dados, terá de seguir as instruções para recuperar os seus dados.