Um Guia Abrangente para a Criação de Gráficos de Totalização usando o Microsoft Excel

Introdução aos Gráficos de Totalização

Os gráficos de totalização são um tipo de representação visual utilizado para exibir dados numéricos. Fornecem uma forma de leitura fácil para os leitores interpretarem os dados, e são frequentemente utilizados em apresentações, relatórios, e artigos. Neste guia, vamos mostrar-lhe como fazer um gráfico de totalização em Excel, um popular programa de folha de cálculo da Microsoft.

Preparando os seus dados

Antes de criar um gráfico de totalização em Excel, terá de preparar os seus dados. Comece por introduzir os seus dados numa folha de Excel, certificando-se de que os dados estão em forma numérica. Também vai querer certificar-se de que não existem entradas duplicadas, uma vez que isto pode distorcer os resultados.

criar um gráfico de totalização

Quando os seus dados estiverem no formato correcto, pode começar a criar um gráfico de totalização. No Excel, vá para o separador Inserir e seleccione a opção Gráfico de Totalização. Isto abrirá uma nova janela onde poderá escolher o tipo de gráfico que pretende criar. Seleccione a opção apropriada, e ser-lhe-á apresentado um gráfico em branco.

Adicionar os seus dados

Agora é altura de adicionar os seus dados ao gráfico de totalização. Seleccione os pontos de dados que deseja incluir, e arraste-os para o gráfico. Se precisar, pode também adicionar etiquetas ao gráfico para que os dados sejam mais fáceis de compreender.

Modificar o gráfico

Uma vez os seus dados adicionados ao gráfico, pode começar a modificá-los. No Excel, pode alterar as cores, o tamanho da fonte e outros elementos do gráfico para o tornar mais apelativo. Pode também ajustar os eixos, etiquetas e outros elementos do gráfico para realçar melhor os pontos de dados.

Adicionando Anotações

As anotações podem ser adicionadas ao seu gráfico de totalização para ajudar a explicar os dados. No Excel, pode adicionar anotações, seleccionando a opção Anotar a partir do separador Inserir. Isto abrirá uma nova janela onde poderá adicionar texto e outros elementos ao gráfico.

Guardar e Partilhar

Quando estiver satisfeito com o seu gráfico de anotação, pode guardá-lo no seu computador ou partilhá-lo com outros. No Excel, pode guardar o gráfico como um ficheiro .xlsx ou como uma imagem. Também pode partilhar o gráfico com outros enviando-lhes o ficheiro ou incorporando o gráfico num website ou num post de blogue.

Dicas para a Criação de Gráficos de Totalização Eficazes

A criação de um gráfico de totalização eficaz tem tudo a ver com a compreensão dos dados e a sua apresentação de uma forma que seja fácil de compreender. Aqui estão algumas dicas para o ajudar a criar um gráfico de totalização eficaz:

- Escolha o tipo certo de gráfico - Diferentes gráficos são mais adequados para diferentes tipos de dados. Escolha o tipo certo de gráfico para os seus dados, para que seja fácil de interpretar.

- Mantenha-o simples - Não sobrecarregue o seu gráfico com demasiados pontos ou elementos de dados. Mantenha-o simples, para que os leitores possam facilmente compreender os dados.

- Use anotações - As anotações podem ajudar a explicar os dados e a torná-los mais fáceis de compreender.

Conclusão

Criar um gráfico de anotações em Excel é uma óptima forma de exibir dados numéricos num formato fácil de compreender. Com a ajuda deste guia, deverá agora ser capaz de criar e modificar os gráficos de totalização em Excel.

FAQ
Como obter dados de totalização em Excel?

Existem algumas formas diferentes de obter os seus dados de totalização no Excel. Uma maneira é simplesmente exportar os dados de talha como um ficheiro CSV e depois importá-los para o Excel. Outra forma é utilizar o driver ODBC para se ligar aos seus dados de totalização e depois utilizar o Excel para consultar esses dados.

Posso usar o Excel para a contabilização?

A utilização do Excel para a contabilização é possível, mas não é recomendada. O Excel não foi concebido para tarefas de contabilidade e escrituração, e pode ser difícil manter registos precisos utilizando o software. Além disso, o Excel não tem todas as características e funcionalidades que se encontram tipicamente no software de contabilidade e escrituração contabilística. Por estas razões, é geralmente melhor utilizar software especializado para tarefas de contabilidade e escrituração contabilística.

Como é que conto uma coluna no Excel?

Para marcar uma coluna no Excel, seleccione primeiro as células que pretende marcar. Depois, clique no separador "Home" na fita e encontre o grupo "Editing". Dentro deste grupo, clique no botão "AutoSum" e o Excel inserirá automaticamente uma fórmula para totalizar as células seleccionadas.

O que é um gráfico de contagem?

Um gráfico de totalização é uma representação gráfica de dados que utiliza marcas de totalização para mostrar a frequência de ocorrência para cada ponto de dados. Os gráficos de totalização são frequentemente utilizados para representar visualmente conjuntos de dados de tamanho reduzido, tornando-os fáceis de interpretar.

Como criar um gráfico de totalização em Word?

Existem algumas formas diferentes de criar um gráfico de totalização no Microsoft Word. Uma forma é utilizar a funcionalidade de tabela de cálculo integrada. Para o fazer, primeiro introduza uma tabela no seu documento. Pode fazer isto seleccionando o separador Inserir e depois clicando em Tabela no grupo Tabelas.

Depois de ter inserido uma tabela, pode então adicionar as suas marcas de conta nas células. Para o fazer, basta clicar na célula onde pretende adicionar a marca de conta e depois digitar o número de marcas de conta que pretende adicionar.

Outra forma de criar uma tabela de correspondências no Word é utilizar a caixa de diálogo Símbolo. Para aceder a esta caixa de diálogo, seleccione o separador Inserir e depois clique no ícone Símbolo no grupo Símbolos.

Na caixa de diálogo Símbolo, seleccionar a fonte Wingdings na lista pendente Fontdown. Depois, rolar para baixo até encontrar o caractere que se parece com uma marca de contagem. Depois de encontrar este carácter, basta clicar nele e depois clicar no botão Inserir.

Pode então fechar a caixa de diálogo Símbolo e a sua marca de conta será inserida no seu documento.