O desvio padrão é uma medida estatística que é utilizada para descrever a dispersão de um conjunto de dados. É uma medida de quanta variação ou "dispersão" existe num conjunto de números. Por outras palavras, mede até que ponto os valores do conjunto de dados estão dispersos em relação ao valor médio (médio). O desvio padrão é um conceito importante a compreender ao analisar e interpretar os dados.
Antes de criar um gráfico de desvio padrão no Excel, é importante certificar-se de que a folha de cálculo está correctamente configurada. A folha de cálculo deve conter os dados que serão utilizados para o gráfico. Certificar-se de introduzir os dados em colunas e linhas separadas. Isto irá facilitar a criação do gráfico.
Ao criar um gráfico para desvio padrão no Excel, é importante certificar-se de que as colunas e linhas estão configuradas correctamente. Isto inclui a configuração das etiquetas dos eixos, certificando-se de que os dados são introduzidos nas células correctas, e a adição de quaisquer títulos necessários.
Uma vez que a folha de cálculo esteja correctamente configurada, é altura de criar o gráfico. Para criar o gráfico, seleccionar os dados e depois clicar no separador "Inserir". A partir daqui, seleccionar a opção "Linha" do gráfico. Isto irá criar um gráfico de linha básico utilizando os dados da folha de cálculo.
Uma vez criado o gráfico, é altura de o personalizar para se adequar às necessidades do projecto. Isto inclui alterar o tipo de gráfico, adicionar títulos ao gráfico, alterar a cor do gráfico, e adicionar etiquetas de dados, se necessário.
Uma vez personalizado o gráfico, é altura de utilizar a função de gráfico curvo. Esta é uma característica do Excel que permite ao utilizador adicionar uma linha curva ao gráfico. Para utilizar esta função, clicar no separador "Ferramentas do Gráfico", depois seleccionar a opção "Linha Curvada".
Uma vez adicionada a linha curva ao gráfico, é altura de adicionar etiquetas e valores ao gráfico. Isto pode ser feito clicando no separador "Eixo" e depois seleccionando "Adicionar Etiquetas de Dados". Isto adicionará as etiquetas e os valores ao gráfico.
Uma vez que todas as etiquetas e valores tenham sido adicionados ao gráfico, é altura de finalizar o gráfico. Isto inclui adicionar um título, ajustar o tamanho e posição do gráfico, e adicionar quaisquer características adicionais, se desejado. Uma vez finalizado o gráfico, este está pronto a ser utilizado para análise e interpretação.
Não existe uma resposta definitiva a esta pergunta, uma vez que existem várias formas de construir uma curva de desvio padrão. No entanto, uma abordagem comum é calcular primeiro o desvio padrão para um dado conjunto de dados. Uma vez calculado o desvio padrão, os dados podem ser traçados num gráfico com os valores do desvio padrão correspondentes a pontos específicos na curva.
Não há resposta definitiva a esta pergunta, uma vez que o processo para desenhar uma curva normal variará dependendo do software ou ferramentas que estiver a utilizar. Contudo, em geral, terá de especificar a média e o desvio padrão da curva, e depois utilizar uma ferramenta gráfica para traçar os pontos e desenhar a curva.
O desvio-padrão é uma medida estatística da dispersão de um conjunto de pontos de dados em torno da média. É calculada como a raiz quadrada da variância, e é frequentemente representada pela letra sigma grega (σ). O desvio padrão pode ser utilizado para medir a variabilidade de um conjunto de dados, e é uma ferramenta útil para comparar diferentes conjuntos de dados. O desvio padrão é também utilizado no cálculo do erro padrão, que é uma medida da exactidão de uma estimativa estatística.
O desvio padrão numa curva está localizado no ponto em que a curva intersecta o eixo x.
Para fazer o gráfico das barras de erro de desvio padrão em Excel, terá de adicionar uma coluna aos seus dados para as barras de erro. Para o fazer, clique no separador "Data", depois clique em "Data Analysis". Seleccione "Estatísticas descritivas" e clique em "OK".
Na caixa "Intervalo de entrada", seleccione os dados que pretende incluir na análise. Na secção "Opções de Saída", seleccione "Erro Padrão" e clique em "OK".
Os seus dados terão agora uma coluna para as barras de erro padrão. Para as adicionar ao seu gráfico, clique no separador "Gráfico" e seleccione "Barras de Erro". Seleccione "Erro Padrão" e clique em "OK".