Compreender a diferença entre Fundações Beneficentes e Sociedades Sem Fins Lucrativos

o que é uma Fundação de Caridade?

Uma fundação de caridade é uma entidade legal que é estabelecida para gerir e distribuir fundos a organizações ou indivíduos que se dedicam a actividades caritativas, educacionais, religiosas, ou outras que beneficiam o público. Fundações caritativas são tipicamente estabelecidas por doadores que fornecem contribuições ou donativos à fundação e depois confiam à fundação a responsabilidade de utilizar os fundos doados para promover a missão da fundação. As fundações de caridade são reguladas por leis estaduais e federais, e devem funcionar de acordo com as leis fiscais que lhes são aplicáveis.

O que é uma Sociedade Sem Fins Lucrativos?

Uma corporação sem fins lucrativos é uma organização estabelecida para um fim público ou caritativo e não se destina a obter lucros para os seus membros, proprietários, ou accionistas. As sociedades sem fins lucrativos são constituídas ao abrigo da lei estatal e devem aderir a certas regras e regulamentos a fim de serem reconhecidas como uma sociedade sem fins lucrativos. As empresas sem fins lucrativos não são obrigadas a pagar impostos sobre os seus rendimentos, e podem receber doações dedutíveis nos impostos de indivíduos e empresas.

quais são as diferenças fundamentais?

A principal diferença entre fundações de caridade e corporações sem fins lucrativos é que as fundações de caridade são especificamente estabelecidas para prestar apoio financeiro a outras organizações ou indivíduos, enquanto as corporações sem fins lucrativos são estabelecidas principalmente para prestar um serviço ou programa a uma determinada população. Além disso, enquanto as fundações de caridade podem receber doações e subsídios de indivíduos ou empresas, as empresas sem fins lucrativos podem receber doações e subsídios de indivíduos, empresas, e entidades governamentais.

diferenças na governação

As fundações de beneficência são normalmente governadas por um conselho de administração ou directores que são responsáveis pela supervisão das operações da fundação e pela gestão dos seus activos. As fundações sem fins lucrativos, por outro lado, são tipicamente governadas por um conselho de administração, que é responsável pela direcção, gestão e supervisão das operações das fundações sem fins lucrativos.

Diferenças na tributação

As fundações de beneficência estão isentas do pagamento de impostos sobre os seus rendimentos, e podem também receber doações dedutíveis nos impostos de pessoas singulares e empresas. As empresas sem fins lucrativos estão igualmente isentas do pagamento de impostos sobre os seus rendimentos, mas podem receber doações dedutíveis nos impostos de indivíduos, empresas, e entidades governamentais.

Diferenças nos Relatórios Financeiros

As fundações caritativas devem apresentar relatórios financeiros ao IRS numa base anual. As fundações sem fins lucrativos não são obrigadas a apresentar relatórios financeiros ao IRS, mas podem ser obrigadas a fazê-lo em determinadas circunstâncias, tais como quando a organização sem fins lucrativos está a receber financiamento governamental.

Diferenças na Responsabilidade

As fundações caritativas são tipicamente legalmente responsáveis pelas suas acções, enquanto as empresas sem fins lucrativos podem não ser legalmente responsabilizadas pelas suas acções.

Diferenças na angariação de fundos

As fundações beneficentes dependem tipicamente de doações de indivíduos e empresas para financiar as suas actividades, enquanto as corporações sem fins lucrativos podem também receber doações de entidades governamentais, bem como subsídios e outras formas de financiamento.

Diferenças nas restrições

As fundações de caridade estão tipicamente sujeitas a mais restrições do que as corporações sem fins lucrativos, tais como restrições sobre como os fundos podem ser utilizados e quem pode ser elegível para assistência. As fundações sem fins lucrativos estão tipicamente sujeitas a menos restrições, e têm mais flexibilidade na forma como os fundos são utilizados e quem pode ser elegível para assistência.

FAQ
Qual é a diferença entre uma fundação e uma corporação?

As fundações são geralmente criadas por um indivíduo, família ou grupo de indivíduos, enquanto as corporações são tipicamente criadas por um grupo de pessoas que se reúnem para um propósito comum. As fundações são tipicamente organizações que concedem subvenções, enquanto que as corporações são tipicamente empresas com fins lucrativos. As fundações são normalmente isentas de impostos, enquanto que as corporações não o são.

Pode a minha sem fins lucrativos ser chamada fundação?

Não há resposta definitiva a esta pergunta, uma vez que o termo "fundação" pode ser usado para se referir a uma variedade de diferentes tipos de organizações. No entanto, em geral, uma fundação é um tipo de organização sem fins lucrativos que é tipicamente criada para fornecer financiamento e apoio a outras organizações sem fins lucrativos ou para causas caritativas. Portanto, se a sua organização sem fins lucrativos se enquadra nesta descrição, então pode ser considerada uma fundação.

Qual é a diferença entre uma organização caritativa e uma fundação?

Uma organização caritativa é um tipo de organização sem fins lucrativos que se dedica a melhorar a vida de outras pessoas através de várias actividades caritativas. Uma fundação, por outro lado, é um tipo de organização sem fins lucrativos que se dedica tipicamente à prestação de apoio financeiro a outras organizações ou indivíduos.

Porque é que as empresas criam fundações de caridade?

Há algumas razões pelas quais as empresas podem optar pela criação de fundações de caridade. Em primeiro lugar, pode ser uma forma de retribuir à comunidade e ter um impacto positivo. Além disso, pode ser uma forma de construir boa vontade e reconhecimento da marca. E, finalmente, pode ser uma forma de atrair e reter empregados.

Qual é a finalidade de uma fundação caritativa?

Fundações caritativas são organizações que são criadas para fornecer apoio financeiro a outras organizações caritativas. São tipicamente financiadas por doações de indivíduos, empresas, ou outras fundações, e utilizam os seus recursos para financiar uma variedade de causas em que acreditam. Algumas fundações concentram-se numa área específica, como a educação ou os cuidados de saúde, enquanto outras apoiam uma variedade de causas.