FireWire é um tipo de ligação de alta velocidade que pode ser usado para ligar computadores, câmaras de vídeo digitais e outros periféricos uns aos outros. É uma ligação directa, o que significa que não há necessidade de um hub ou de alternar entre eles. FireWire é um tipo de interface IEEE 1394, e é também conhecido como i.Link e Lynx.
O FireWire oferece uma série de benefícios, incluindo velocidades de transferência de dados mais rápidas que o USB, melhor segurança, e a capacidade de ligar até 63 dispositivos em conjunto. FireWire é também permutável a quente, o que significa que não é necessário reiniciar o computador quando se liga ou desliga um dispositivo FireWire.
A forma mais fácil de determinar se o seu computador tem FireWire é verificar as portas na parte de trás ou lateral da sua máquina. As portas FireWire são normalmente etiquetadas com um logótipo "1394" ou "i.Link".
Existem dois tipos de portas FireWire: 4-pinos e 6-pinos. As portas de 4 pinos são normalmente encontradas em computadores mais antigos, enquanto as portas de 6 pinos podem ser encontradas em máquinas mais recentes.
Para ligar um dispositivo FireWire a um computador, é necessário um cabo FireWire, que tenha conectores de 6 pinos ou 4 pinos em cada extremidade. O FireWire também suporta em cadeia de margaridas, o que lhe permite ligar vários dispositivos numa série.
FireWire tem uma velocidade máxima de transferência de 400 Mbps, que é significativamente mais rápida do que USB
Os dispositivos mais comuns que podem ser ligados com FireWire são câmaras de vídeo digitais, discos rígidos externos, e interfaces áudio. Algumas impressoras e scanners também podem ser ligados com FireWire.
Existem algumas alternativas ao FireWire, tais como USB 3.0 e Thunderbolt. O USB 3.0 tem uma velocidade máxima de 5 Gbps, enquanto o Thunderbolt pode atingir velocidades de até 10 Gbps.
FireWire é uma interface popular de barramento de computador utilizada em muitos computadores. É tipicamente utilizado para ligar câmaras de vídeo digitais e outros dispositivos de alta velocidade a um computador. Muitos computadores Apple usam FireWire, bem como alguns PCs.
Sim, o Windows 10 reconhece o FireWire.
Não há uma resposta definitiva a esta pergunta, uma vez que depende da marca e modelo específicos do seu PC. Contudo, em geral, é possível adicionar uma porta FireWire a um PC comprando uma placa de expansão compatível com a sua placa-mãe e instalando-a num slot PCI disponível. Uma vez instalada a placa de expansão, terá de ligar um cabo FireWire da porta da placa ao dispositivo que deseja utilizar com ela.
Não, FireWire não é o mesmo que USB C. FireWire é um tipo de interface utilizado para ligar certos tipos de dispositivos electrónicos, enquanto que USB C é um tipo de conector utilizado para cabos USB.
Sim, pode usar um USB em vez de um FireWire, mas existem algumas contrapartidas. O USB é tipicamente mais lento do que o FireWire, por isso se estiver a trabalhar com ficheiros grandes ou a fazer muita transferência de dados, o FireWire pode ser uma opção melhor. Contudo, o USB é mais comum e geralmente mais conveniente, por isso pode ser a melhor escolha para a maioria dos utilizadores.