Como Identificar e Gerir Programas em Execução no Seu MacBook

1. Verificação de Programas em Execução na Doca: A Doca é a área de trabalho do seu MacBook que contém ícones para aplicações frequentemente utilizadas. É a principal forma de visualizar e lançar rapidamente aplicações. Para ver os programas que estão actualmente em execução, basta clicar com o botão direito do rato na Doca e seleccionar "Mostrar Aplicações em Execução". Isto irá exibir os programas actualmente em execução, juntamente com quaisquer outros documentos em aberto.

2. Monitorização da Actividade de Monitorização da Utilização da CPU: O Monitor de Actividade é uma ferramenta que fornece informação sobre os programas em execução no seu sistema. Está disponível na pasta Utilitários do seu Mac. Pode abri-lo para visualizar os programas que estão a ocupar mais recursos da CPU. Isto dar-lhe-á uma visão geral dos programas que estão a correr no seu sistema e ajudá-lo-á a identificar aqueles que podem estar a causar problemas de desempenho.

3. verificação de aplicações abertas no Finder: Finder é o gestor de ficheiros padrão para Mac OS X. Fornece uma interface gráfica do utilizador para localizar e gerir ficheiros no seu sistema. Também pode usar o Finder para identificar aplicações que estão actualmente em execução. Abra o Finder e seleccione "Aplicações" a partir da barra lateral. Isto irá exibir as aplicações que estão actualmente em execução no seu sistema.

4. visualizar os processos ao nível do sistema utilizando o Terminal: Terminal é a interface de linha de comando do Mac OS X. É uma ferramenta poderosa que lhe permite interagir com o sistema subjacente. Pode utilizá-lo para visualizar os processos que estão a correr no seu sistema. Para o fazer, digite "ps -ax" na janela Terminal. Isto irá exibir uma lista de todos os processos que estão actualmente a correr no seu sistema.

5. Gestão de Agentes de Lançamento e Daemons: Agentes de Lançamento e Daemons são processos de fundo que são responsáveis pelo lançamento e gestão de outros programas. São normalmente instalados e geridos pelo sistema operativo. Para ver os Agentes de Lançamento e Daemons actualmente em funcionamento, abra o Monitor de Actividades e seleccione "Serviços de Sistema" na barra lateral. Isto irá exibir uma lista de todos os Agentes de Lançamento e Daemons que estão actualmente em funcionamento no seu sistema.

6. Desinstalar Programas Desnecessários: Se verificar que existem programas em execução no seu sistema que não precisa, pode desinstalá-los. Para o fazer, abra o Finder e seleccione "Aplicações" a partir da barra lateral. Isto irá exibir uma lista de todas as aplicações instaladas no seu sistema. Seleccione as que deseja desinstalar e arraste-as para o Lixo. Poderá então esvaziar o Lixo para as desinstalar permanentemente.

7. Controlar os Serviços de Fundo: Muitos programas correm em segundo plano e não são visíveis para o utilizador. Estes serviços podem atrasar o seu sistema e ocupar recursos valiosos. Para visualizar e gerir os serviços de fundo, abra o Monitor de Actividades e seleccione "Serviços de Sistema" a partir da barra lateral. Isto irá exibir os serviços que estão actualmente em execução e permitir-lhe-á desactivá-los ou activá-los conforme necessário.

8. Prevenir Aplicações Não Autorizadas: Para evitar que aplicações não autorizadas sejam lançadas no seu sistema, pode usar as Preferências do Sistema para controlar quais os programas que podem ser lançados. Abra as Preferências do Sistema e seleccione "Segurança e Privacidade". Depois seleccione "Allow applications downloaded from" e escolha "Mac App Store and identified developers". Isto impedirá que quaisquer aplicações não autorizadas sejam lançadas no seu sistema.

Ao seguir estes passos, será capaz de identificar e gerir os programas em execução no seu MacBook. Isto irá assegurar que o seu sistema está a funcionar eficientemente e que não está a utilizar recursos desnecessariamente.

FAQ
Como é que me livro dos programas que correm em segundo plano no meu Mac?

Existem algumas maneiras diferentes de se livrar dos programas que correm em segundo plano no seu Mac. Uma forma é utilizar a aplicação "Monitor de Actividades". Esta aplicação pode ser encontrada na pasta "Utilities", que se encontra na sua pasta "Applications". Uma vez aberta a aplicação "Monitor de Actividades", verá uma lista de todos os programas e processos que estão actualmente em execução no seu computador. Poderá então seleccionar os que deseja parar e clicar no botão "Sair".

Outra forma de se livrar dos programas em execução em segundo plano no seu Mac é usar o comando "Force Quit". Isto pode ser feito premindo as teclas "Command + Option + Escape" no seu teclado. Isto fará surgir uma janela que mostra todos os programas e processos que estão actualmente em execução no seu computador. Poderá então seleccionar os que deseja parar e clicar no botão "Force Quit".

Finalmente, pode também utilizar a aplicação "Terminal" para impedir a execução de programas em segundo plano no seu Mac. Esta aplicação pode ser encontrada na pasta "Utilities", que se encontra na sua pasta "Applications". Depois de ter aberto a aplicação "Terminal", pode digitar o seguinte comando: "killall [nome do processo]". Isto irá matar o processo que especificou.

O que está a correr no meu Mac neste momento?

Há algumas coisas que estão a correr no seu Mac neste momento. A primeira é o sistema operativo, que é responsável por gerir os recursos do computador e fornecer uma plataforma para que as aplicações possam correr. O segundo é o Finder, que é responsável pela gestão dos ficheiros e aplicações no computador. O terceiro é o Dock, que lhe permite aceder às suas aplicações e ficheiros a partir de qualquer local no computador. Finalmente, há uma variedade de serviços de sistema que são responsáveis pela gestão de vários aspectos do computador, tais como rede, impressão, e segurança.