A doença de toque refere-se a um problema com smartphones Apple iPhone 6 e iPhone 6 Plus que faz com que a tela de toque pare de responder devido a uma falha de conexão da placa lógica. A falha pode ocorrer quando os smartphones são dobrados e a conexão entre a placa lógica e os chips do controlador da tela de toque é interrompida.
A doença de toque surgiu pela primeira vez após o lançamento do iPhone 6 como parte do "Bendgate", em que os usuários de seus telefones relataram que seus telefones estavam dobrados em alguns casos, especialmente quando colocados no bolso traseiro, e às vezes os iPhones deixavam de responder por causa do problemas de dobra.
Ações coletivas The Touch Disease contra a Apple
A doença do toque ganhou consideravelmente mais atenção quando uma ação coletiva foi movida em 27 de agosto de 2016 contra a Apple por "ocultação de um defeito de fabricação de material que, em última instância, faz com que as telas sensíveis ao toque do iPhone parem de responder e falhem em seu propósito essencial como smartphones."
Um processo atualizado aberto em 7 de outubro do mesmo ano nomeou 12 querelantes no caso Touch Disease e referiu as intenções de um adicional de “9,539 membros da classe que experimentaram o defeito da tela sensível ao toque aqui descrito.”
Os demandantes na ação judicial da doença de toque pediram que a Apple fosse obrigada a reparar, retirar e / ou substituir os iPhones, para compensação monetária, para honorários advocatícios e custas, para qualquer outro alívio que um tribunal considerasse apropriado, e para um julgamento pelo júri.
A causa específica da doença do toque
No coração da doença de toque nos smartphones iPhone 6 estão dois chips controladores de tela de toque, ou Touch ICs, na placa lógica do telefone. Esses ICs se conectam à placa por meio de pequenas bolas de solda, “como uma placa apoiada em mármores”, de acordo com a especialista em microssolda, Jessa Jones, do iPad Rehab.
Os usuários do iPhone 6 propensos ao problema da doença do toque normalmente colocam seus telefones nos bolsos traseiros e depois sentam, agacham, inclinam-se para a frente ou fazem outros movimentos que podem fazer com que os telefones girem e dobrem.
Ao fazer isso, as pequenas bolas de solda que conectam os CIs de toque à placa lógica podem se soltar e perder a conexão. Assim que isso acontecer, a funcionalidade de toque pode ser esporádica no início e, em seguida, tornar-se completamente desativada em alguns casos.