Containers-as-a-Service (CaaS) é uma oferta de serviços emergente para virtualização baseada em contêiner em que os provedores oferecem uma estrutura completa aos clientes para implantação e gerenciamento de contêineres, aplicativos e clusters.
O modelo Containers-as-a-Service foi projetado para ajudar desenvolvedores e departamentos de TI a desenvolver, executar e gerenciar aplicativos em contêineres. Em um modelo CaaS, os contêineres e clusters são fornecidos como um serviço que pode ser implantado em datacenters locais ou na nuvem.
Para desenvolvedores, um modelo CaaS agiliza o processo de construção de um contêiner dimensionado e implantação de aplicativos. Para departamentos de TI, o Containers-as-a-Service oferece um serviço de implantação de contêiner completamente habilitado com segurança e controle de governança para gerenciamento de TI.
Plataformas e provedores de contêiner como serviço
No centro de um sistema de contêineres como serviço está a plataforma de orquestração de contêiner, projetada para lidar com operações como implantação de contêiner e gerenciamento de cluster. Exemplos populares de plataformas de orquestração de contêineres CaaS incluem Google Kubernetes, Docker Swarm, Rackspace Carina, Apache Mesos e OpenStack s nova-docker.
As plataformas e provedores de CaaS geralmente fornecem mecanismos de contêiner, orquestração e recursos de computação para empresas como um serviço em uma nuvem pública. Os provedores de CaaS de nuvem pública incluem Google, Amazon Web Services (AWS) e seu EC2 Container Service (ECS), Rackspace e IBM.