A banco de dados, frequentemente abreviado como DB, é uma coleção de informações organizadas de tal forma que um programa de computador pode selecionar rapidamente os dados desejados.
Campos, registros e arquivos
Você pode pensar em um banco de dados tradicional como um sistema de arquivamento eletrônico, organizado por campos, registros e arquivos. Um campo é uma única informação; um registro é um conjunto completo de campos; e um arquivo é uma coleção de registros. Por exemplo, uma lista telefônica é análoga a um arquivo. Ele contém uma lista de registros, cada um consistindo de três campos: nome, endereço e número de telefone.
Um conceito alternativo no design de banco de dados é conhecido como hipertexto. Em um banco de dados de hipertexto, qualquer objeto, seja um pedaço de texto, uma imagem ou um filme, pode ser vinculado a qualquer outro objeto. Os bancos de dados de hipertexto são particularmente úteis para organizar grandes quantidades de informações díspares, mas não são projetados para análise numérica.
Para acessar informações de um banco de dados, você precisa de um sistema de gerenciamento de banco de dados (DBMS). Esta é uma coleção de programas que permite inserir, organizar e selecionar dados em um banco de dados.
Cada vez mais, o termo banco de dados é usado como uma abreviação para sistema de gerenciamento de banco de dados. Existem muitos tipos diferentes de SGBDs, desde pequenos sistemas executados em computadores pessoais até sistemas enormes executados em mainframes.