Processos sequenciais de comunicação (CSP) é uma linguagem que usa matemática e lógica para analisar a comunicação entre sistemas. CSP descreve processos concorrentes, que operam simultaneamente em um sistema, mas não são paralelos. A simultaneidade permite que programas de computador normais sejam executados adequadamente, executando diferentes tarefas durante o mesmo período de tempo, mas essas tarefas não são dependentes (ou paralelas) umas às outras. No CSP, os sistemas concorrentes se comunicam por meio da passagem de mensagens: os processos sequenciais se comunicam entre si. Essa comunicação é algébrica e lógica.
CSP foi inicialmente desenvolvido por Tony Hoare em 1978. Ele refinou sua teoria na década de 1980 e publicou um livro popular sobre CSP; esse livro, simplesmente intitulado Communicating Sequential Processes, ainda é considerado uma das principais autoridades nessa linguagem. O CSP pode ser usado para analisar software, sistemas de computador e algumas linguagens de programação. A linguagem de programação Go, por exemplo, possui simultaneidade nativa e recursos CSP.
O CSP divide os processos que acontecem simultaneamente e interagem entre si, usando equações algébricas e lógica para descrever as interações. Isso é conhecido como álgebra de processo. Em seu livro, Hoare detalhou a diferença entre eventos (momentos específicos de objetos) e processos (como esses objetos se comportam ao longo de sua vida). Um evento pode ser descrito como x em uma equação CSP e um processo pode ser descrito como Y. Eventos e processos são estritamente diferenciados. Guardas são requisitos colocados antes de um comando em CSP, estabelecendo restrições antes que um comando de programa possa ser executado. Essas fórmulas algébricas apresentam conexões claras entre os sistemas de computação e os processos executados simultaneamente.