ônibus

Na arquitetura de computação, um barramento é um sistema de comunicação que transfere dados entre componentes dentro de um computador ou entre computadores. O ônibus atua como uma rodovia na qual os dados trafegam dentro de um computador. Quando usado em computadores pessoais, o barramento conecta todos os componentes internos à CPU e à memória principal. O termo também pode se referir ao barramento de endereço, barramento de dados ou barramento local.

Como funcionam os ônibus

Um barramento é paralelo ou serial. Os barramentos paralelos transmitem dados por vários fios. Os barramentos seriais transmitem dados um bit de cada vez.

Todos os barramentos consistem em duas partes: um barramento de endereços e um barramento de dados. Um barramento de dados transfere os dados, enquanto um barramento de endereço transfere informações sobre para onde os dados devem ir. O barramento contém vários fios conhecidos como linhas de sinal que descrevem a localização da memória de onde os dados estão sendo enviados ou recuperados. Cada fio dentro de um barramento carrega bits de informação. Quanto mais fios um barramento tiver, mais informações ele poderá endereçar. Por exemplo, um barramento de 32 bits pode endereçar 4 GB de memória.

A velocidade do barramento de um computador é medida em MHz. Um barramento rápido permite que os dados sejam transferidos com mais rapidez. Ele mantém uma programação rígida, recolhendo e entregando dados em intervalos regulares. Por exemplo, se um barramento opera a uma frequência de 200 MHz, ele completa 200 milhões de transferências de dados por segundo.

Tipos de ônibus

  • bus de sistema: Um barramento paralelo transfere canais de 8, 16 ou 32 bits. É o caminho principal entre a CPU e a memória.
  • Ônibus interno: Permite a comunicação entre componentes internos, como memória interna da CPU.
  • Barramento externo: Comunica-se com componentes externos, como USB ou unidade de disco.
  • Barramento de expansão: Permite que as placas de expansão acessem a CPU e RAM
  • Lado da frente do ônibus: Conecta o processador do computador à RAM e outros componentes da placa-mãe.
  • Ônibus traseiro: Conecta a unidade de processamento central à memória cache, como cache de Nível 2 e Nível 3.